Roraima
13.04.2020Por Mágida Azulay Khatab
Fotos: Ascom/Seed
O Governo do Estado de Roraima está presente nas comunidades indígenas levando apoio necessário para as ações pedagógicas das escolas neste período de aulas não presenciais e enfrentamento ao Coronavírus.
Na quarta-feira, 08, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) levou máquinas impressoras e papel A4 para a reprodução dos materiais didáticos que serão elaborados pelos professores e entregues para os estudantes das comunidades indígenas que não dispõem de acesso à internet.
Receberam o material os Centros Regionais de Ensino Indígenas localizados em Uiramutã (02 máquinas), Amajarí (01 máquina) e Normandia (02 máquinas). Os equipamentos foram deixados em locais estratégicos para facilitar o trabalho dos professores, uma vez que as escolas indígenas estão localizadas em áreas de difícil acesso.
“Cada gestor escolar e cada professor responsável por escola tem adotado uma metodologia diferenciada, para cada região. Sabemos que não está sendo fácil, mas os professores estão mobilizados, estão se planejando. E essas máquinas vão auxiliar no trabalho dos docentes”, destacou Gleide Rodrigues, chefe da DIEI.
Na próxima semana, os Centros localizados em Alto Alegre (Comunidade Barata), Cantá (Malacacheta) e Pacaraima (Surumu) devem receber o material. A entrega acontece por meio de um trabalho integrado envolvendo as equipes da DIEI (Divisão de Educação Indígena), DIAD (Divisão de Administração) e GTI (Gerência de Tecnologia e Informação), da Seed.
Além disso, as comunidades indígenas e os pais também estão envolvidos, colaborando com a logística que o Governo do Estado está organizando para fazer o atendimento educacional, cumprindo assim o estabelecido no artigo 205 da Constituição Federal, que rege que a ‘Educação é dever do Estado e da família e que será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade’.
A distribuição do material didático para os estudantes ocorrerá mediante apoio do serviço de transporte escolar. A Seed realizou reunião com os empresários que prestam o serviço e articulou como será a logística de trabalho nesse período.
PLANO DE ORIENTAÇÕES - A Seed elaborou um Plano de Orientações de atividades não presenciais para as escolas, com informações aos gestores, coordenadores pedagógicos, professores, pais e alunos. O documento deve ser seguido pelas escolas da Capital, interior e indígena.
Neste momento, a Seed está utilizando duas frentes de atuação, uma para atender alunos com acesso à internet e outra para atender os estudantes que não dispõem desse recurso.
Para os alunos que têm acesso à internet, cada escola definiu a tecnologia a ser utilizada para o repasse de conteúdos didáticos entre eles, redes sociais whatsapp, facebook, youtube, aplicativos de encontros on line, entre outros.
Para os estudantes que não têm acesso à internet estão sendo elaboradas apostilas e atividades de rotina para que os pais ou responsáveis possam retirar o material na escola, com prazo para ser devolvido com a realização das atividades propostas.
Na próxima semana, começa a logística de distribuição do material para os estudantes dos municípios do interior e comunidades indígenas que moram distante da escola e que não possuem acesso à internet, por meio do serviço de transporte escolar.
“As escolas da Capital estão trabalhando em regime de plantão para que os pais possam pegar o material, o apostilamento do seu filho. No interior e nas comunidades indígenas, vamos fazer chegar esse conteúdo para os estudantes”, reforçou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.