Centros Estaduais de Educação Especial comemoram Semana da Pessoa com Deficiência

Alagoas

26.09.2019

Texto de Manuella Nobre

A Semana da Pessoa com Deficiência, de 23 a 27 de setembro, é comemorada com alegria por gestores, profissionais e alunos dos Centros Especializados da Rede Pública Estadual de Educação. Nas programações, além de informação e lazer, serão apresentados os trabalhos desenvolvidos ao longo do ano.

No Cyro Accioly, localizado no Centro da cidade e com atendimento atual a 148 pessoas a abertura da 42ª edição do evento, ocorreu nesta segunda-feira (23). A programação é vasta e almeja abrir os espaços às pessoas com deficiência visual, conforme explica a gestora do Centro, Jedalva dos Santos.

“A semana é um momento tanto para dar visibilidade à questão das pessoas com deficiências, como também para que eles possam ter momentos diferenciados, de lazer, de conhecimento”, destaca Jedalva.

A programação da semana inclui ainda, nesta segunda-feira (23), a Caminhada da Inclusão, no Centro de Maceió, a partir das 14h30; exposição no Maceió Shopping nesta terça-feira (24); 10h às 17h, além de apresentações artísticas e culturais; dia de lazer no Salão Espaço Agenda na quarta-feira (25); campeonatos de dominó e sorobã, no próprio Centro na quinta-feira (26) e o encerramento, na sexta-feira (27), com show de talentos durante todo o dia.

Homenagens - Um dos pontos altos da solenidade de abertura foi a apresentação do Coro Carlos Gomes, da própria instituição, com direito à homenagem ao professor e maestro José Cícero Tenório da Silva, regente do coral durante todos estes anos.

“Desde criança curto a música, e, desde quando comecei aqui no Cyro Accioly, na década de 70, eu convenci os alunos, que cantavam bem, a montar o coral. Esta semana é um momento de confraternização e, naturalmente, para refletirmos sobre problemas e necessidades que ocorrem com a gente e sobre a gente”, explica José Cícero, visivelmente emocionado ao receber a placa da gestora Jedalva Santos e o certificado, em braille, da sua primeira professora, Marcia Onila, uma das fundadoras do Centro.

A manhã festiva do Cyro Accioly teve ainda o lançamento do livro “Muito além da Visão”, que traz a narrativa de 27 escritores brasileiros, entre eles a jornalista e ex-aluna do Centro, Fabrícia Omena, representando Alagoas.O livro foi idealizado por Raquel Alves, de Campinas, e reúne as histórias de 27 pessoas com deficiências visuais.

“Entrei aqui com 1 ano e nove meses de idade, fiz aula de estimulação precoce, de braille, de orientação e mobilidade e todas as aulas especializadas para pessoas com deficiência visual. E tanto o Centro, quanto esta semana representam muito, pois estão ligados à inclusão e nós precisamos ocupar espaços, precisamos ter visibilidade e demonstrar nosso potencial”, ressalta Fabrícia.

Surdez - Do outro lado da cidade, na Jatiúca, a programação também está recheada de atrações na Semana Integrada da Pessoa Surda, no Centro de Atendimento à Pessoa com Surdez (CAS), que segundo sua gestora, Flávia Barbosa, atende cerca de 130 surdos e mais de 400 ouvintes nos cursos de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na terça-feira (24) haverá a palestra Hand Talk com o tema “empatia e os negócios que mudam o mundo”, a partir das 9h, no Campus Ifal Maceió; na quarta-feira (25), a culminância do projeto Identidade Surda, com alunos do CAS, mesa redonda sobre “o protagonismo surdo” com professores do próprio centro, além de palestra, apresentação teatral e oficina de capoeira, das 9h às 13h.

A programação segue na quinta-feira (26), com o lançamento nacional do filme “Crisálida”, ficção bilíngue em libras, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), às 9h, e, à tarde, de animação acontece no Maikai, com o baile Surdance. O encerramento da semana será com o Workshop Exposição e Oficinas de Libras, no Maceió Shopping, das 9h às 22h.