Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Jequié inicia oficina para desenvolvimento de jogos digitais

Bahia

10.07.2019

O Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Jequié (365 km de Salvador), iniciou, nesta semana, a oficina ‘Desenvolvendo Games com o Scratch 3.0’. A atividade é direcionada a estudante da rede estadual, do 9º ano do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e da Educação Profissional, e tem como objetivo capacitar jovens para desenvolver games e animações a partir de plataformas digitais, proporcionando conhecimento de softwares e linguagem gráfica de programação, bem como estimular a criação de projetos de programas interativos.

As oficinas acontecem às terças e sextas-feiras nos turnos matutino e vespertino. O ciclo tem duração de 30 horas e cada turma conta com a participação de 20 estudantes, que utilizam os chromebook disponibilizados pela Secretaria da Educação do Estado para acessar a plataforma Scratch online e realizar atividades lúdicas de computação gráfica.

Para o professor e orientador da oficina, Carlos da Silva, esta é uma oportunidade do estudante avançar no mundo da tecnologia. “A nossa proposta é que, a partir dos conhecimentos e da linguagem de programação, o estudante possa ser um desenvolvedor de jogos e programas interativos e não apenas consumidor. O aluno poderá desenvolver a parte lógica da programação, a criação de games e as animações de forma divertida e lúdica, por meio da plataforma Scratch, uma plataforma de fácil manuseio, que pode ser acessada por jovens a partir dos 8 anos de idade”, explica.

O estudante Flávio Machado, 18 anos, 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Luiza Mahim, fala sobre suas expectativas. “Já participei de uma outra oficina de desenvolvimento de games aqui no CJCC, só que era o módulo básico voltado para a introdução, algo mais simples. Dessa vez o curso será avançado, o intermediário. Vou conhecer e trabalhar com plataforma digital, produzir jogos e criar projetos de relevância para a comunidade”. 

Scratch - O Scratch foi criado para auxiliar jovens, a partir dos 8 anos de idade, na Matemática e na Lógica, sem que tenham envolvimento técnico com a linguagem de programação. O Scratch pode ser acessado via online ou off-line, por meio de download, e está disponível em mais de 40 idiomas, inclusive em Português. A plataforma é gratuita e acessível, pois permite que programas sejam criados como blocos de montar, tipo um quebra-cabeça, o que simplifica o entendimento de alguns elementos que, quando postos de forma escrita, são de difícil compreensão. Além disso, a interface gráfica permite programar histórias, jogos e animações interativos e partilhar as criações com outras pessoas.

Sobre o CJCC - Os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) têm sido um ponto de encontro dos estudantes que, no turno oposto aos quais estão matriculados, participam de cursos e oficinas oferecidos. Os centros ampliam a jornada escolar, diversificam o currículo dos estudantes e ampliam o acesso da juventude baiana às temáticas contemporâneas com as atividades voltadas à arte, cultura, inovação e ciência.