Centro Educacional de Tempo Integral Dom Jorge Edward Marskell participa de fórum internacional sobre Cultura Oceânica em Brasília

Amazonas

22.04.2025

O Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Dom Jorge Edward Marskell,  localizado no município de Itacoatiara (distante a 176 quilômetros de Manaus), esteve presente, nos dias 9 e 10 de abril, no ‘Fórum Internacional Currículo Azul: Experiências Internacionais Em Educação E Cultura Oceânica Para A Resiliência Climática’, em Brasília/DF. 

Durante os dois dias de evento, o fórum contou com a participação de educadores, estudantes e especialistas de diversas regiões, reunidos no auditório do CNPq, buscando compartilhar experiências voltadas à promoção da Cultura Oceânica e da educação ambiental. 

O Ceti, por meio do professor Leandro Rodrigues e das estudantes Analy Louize Serrão e Zeina de Oliveira, apresentou as iniciativas desenvolvidas na escola em prol da valorização do oceano e da conexão entre a Amazônia e os ecossistemas marinhos. A unidade escolar integra o Programa Escola Azul, um projeto da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica, que visa a inserção do tema “oceano” no currículo escolar e a reflexão sobre questões ambientais e mudanças climáticas.

Representando a Secretaria de Educação e acompanhando o Ceti Dom Jorge Marskell, o diretor do Departamento de Políticas Educacionais para Diversidade (DPDI), Rafael Ferreira, também esteve presente. O diretor afirmou que participar do evento permitiu o debate sobre as mudanças climáticas e as alterações dos oceanos, que interferem diretamente no ciclo sazonal da Amazônia e, consequentemente, na dinâmica das escolas ribeirinhas da rede estadual de ensino.

“Precisamos atender esse público da melhor forma possível para que não haja perdas pedagógicas, em especial por meio dos programas Aula em Casa e Merenda em Casa e da implementação de calendários especiais e específicos, bem como de propostas pedagógicas e curriculares adequadas à realidade das escolas”, elucidou o diretor.

 

O Fórum Currículo Azul

O Fórum Internacional é uma iniciativa do programa de extensão da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) ‘O Maré de Ciência’, que tem por objetivo destacar o papel da educação como fortalecedor de debates sobre questões relacionadas à políticas públicas e ciências, além de promover a cidadania e a contribuição de todas as áreas do conhecimento no aumento da conscientização a respeito das mudanças climáticas.

Entre os temas abordados, destacaram-se as ações educativas desenvolvidas no Ceti, voltadas à compreensão dos efeitos da seca extrema sobre os recursos pesqueiros e sobre a vida dos pescadores no município de Itacoatiara, promovendo reflexões sobre os impactos socioambientais das mudanças climáticas na região.

As ações apresentadas são fruto de um trabalho colaborativo entre a escola e o Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ICET/UFAM).

 

FOTO: Divulgação / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar