Centro de Valorização vai atender educadores e estudantes da rede estadual

Amapá

23.01.2018

Por Paula Monteiro/Ascom/Seed

Profissionais da educação e estudantes da rede pública ganharão um novo espaço dedicado à qualidade de vida e ao desenvolvimento profissional, em Macapá. O Governo do Estado do Amapá (GEA) lançará, ainda neste semestre, o Centro de Valorização do Profissional da Educação e do Estudante com serviços de apoio especializado em saúde física e mental, além de oferecer ações de formação, treinamento, capacitação e aperfeiçoamento direcionados ao fortalecimento das capacidades e habilidades deste público.

Na área da saúde, tanto os educadores quanto os estudantes terão acolhimento social; assessoramento pedagógico; acompanhamento com educador físico; educador financeiro; nutricional; fonoaudiologia e fisioterapia- especialidades fundamentais no processo de intervenção de promoção, prevenção e tratamento. Também haverá ações direcionadas a mudanças comportamentais, das condições sociais, ambientais e econômicas para minimizar seu impacto na saúde e, ainda, elevar a autoestima e desenvolver uma educação permanente.

O Centro de Valorização surgiu a partir da necessidade de fomentar ações que garantam mais qualidade de vida aos educadores e estudantes refletindo-se na motivação profissional e no estímulo à saúde socioemocional, que constituem em fundamentos principais na produtividade do trabalho e no processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) considerou a ampliação e centralização dos serviços já ofertados pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Educação (Nase) e pela Casa do Professor.

O Centro de Valorização propõe quatro vertentes de trabalho: atendimento individualizado; terapia de grupo; trabalho de prevenção e ações de desenvolvimento profissional. Para a secretária adjunta de Gestão de Pessoas, Neirian Quadros, o Centro de Valorização “será um espaço humanizado com atendimento diferenciado que irá agregar tecnologias através de agendamentos e certificações virtuais com auditórios, salas e consultórios para atendimento e assistência”. 

Super Fácil Educação

O lançamento do Centro de Valorização foi anunciado durante o terceiro e último dia do Encontro de Gestores Escolares “Caminhos para a Qualidade da Educação”, realizado no auditório do Sebrae, em Macapá. Na ocasião, a secretária Neirian também apresentou aos 500 gestores escolares o projeto do Super Fácil Educação, o qual funcionará no Complexo Administrativo da Secretaria de Educação. O espaço, também previsto para ser inaugurado neste semestre, visa dar celeridade nos serviços prestados aos servidores da educação.

A proposta é que o Super Fácil Educação concentre serviços como solicitação de licença, carta de lotação, movimentação do servidor, documentação funcional, calendário escolar, além de diversos atendimentos que hoje são oferecidos de forma isolada nos centros e núcleos espalhados pelo Complexo. A unidade contará com 9 boxes de atendimento rápido; 3 de atendimentos gerenciais; balcão de informações, além de cerca de 40 assentos de espera. O atendimento ocorrerá através de senhas. O serviço poderá ser estendido futuramente aos pais e estudantes da rede pública.