Centro de Excelência realiza shopping solidário e chama atenção para o consumo sustentável

economia criativa

11.10.2019

O Centro de Excelência Atheneu Sergipense realizou nesta sexta-feira, 11, uma ação denominada Shopping Solidário. A atividade foi criada a partir das aulas do Projeto de Vida, inseridas na grade curricular do ensino médio em tempo integral, e envolveu todos os alunos do ensino médio da escola. Os professores Jorge Rollemberg, Daiane Farrago e Everton Ricardo foram os responsáveis pela organização do evento. Os alunos, professores e funcionários da escola trouxeram doações de objetos em bom estado de conservação que eles não usavam mais e a cada duas peças doadas, os jovens ganhavam uma moeda de troca, intitulada “Sérgio’s”. Cada moeda dava direito a uma peça dentre os milhares de objetos que ocupavam a sala.

A professora Daiane Farrago conta que quando os professores organizadores pensaram nesse projeto, eles queriam algo que fizesse que os estudantes se tornassem mais conscientes. “Começamos a pesquisar e vimos que esse projeto foi desenvolvido pela primeira vez nos Estados Unidos. Lá, várias escolas desenvolvem esse tipo de atividade para incentivar a diminuição do consumismo. Lançamos a proposta para que eles trouxessem para a escola coisas que não usassem no momento, a fim de que nós pudéssemos fazer uma triagem e acontecesse uma troca. Os alunos gostaram bastante da ideia”, reiterou.

Para Everton Ricardo, o objetivo do evento é mostrar aos alunos que eles podem ter algo da moda sem precisar gastar nada com isso. “Pensamos na ideia de coletar não aquilo que não presta, que está velho ou o que está quebrado, mas sim coisas que apenas deixamos de usar. Então para que deixar de lado, se eu posso doar para outra pessoa?’, interrogou.

Logo no começo da manhã, os alunos formaram uma fila do lado externo da sala onde acontecia o evento. Lá dentro, roupas femininas e masculinas, sapatos, acessórios e livros foram separados por área, e para dar tempo que todos os alunos tivessem oportunidade de passar pelo Shopping, os professores organizaram a entrada em grupos, cada um com direito a ficar por cinco minutos no recinto.

A aluna Ivana Maria Castor de Andrade, do 3º ano do ensino médio, começou a se envolver com o projeto juntamente aos professores e se ofereceu para ser voluntária na organização. “Isso vai ajudar não somente a mim, mas também o próximo. É uma atividade muito bacana”, afirmou.

Por quase 20 minutos na fila do lado de fora, a aluna Beatriz Cavalcante, também do 3º ano, trouxe mais de 20 peças para o Shopping Solidário. “Eu vou olhar alguns livros que pretendo ler nas férias, algumas blusas e uns acessórios”, contou a jovem.
E assim como Beatriz, a jovem Sara Araújo dos Santos também foi em busca de livros.  “Escolhi um livro de uma autora de que eu gosto, Paula Pimenta. Gosto bastante de ler”, afirmou.

O jovem Rian Nicolas escolheu algumas roupas para ele e para as amigas que não puderam ir. “É a primeira vez que temos um evento desse aqui. Estou achando incrível”, completou.

Segundo Daniel Lemos, diretor do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, a importância desse evento para os alunos é trazer valores que eles levem por toda a vida. “Isso movimenta a escola e mostra aos alunos que eles são capazes de construir algo útil para sua comunidade e de que nem tudo é baseado nos valores monetários.” Daniel também conta que todas as peças que não forem trocadas serão doadas para instituições de caridade.

A professora Daiane também afirma que a atividade torna os alunos mais solidários. “Diminui a necessidade de comprar, tira o preconceito sobre usar algo já usado, tira um pouco do egoísmo também. Fazer isso com o jovem é mudar o futuro; é eles começarem a enxergar as coisas com outros olhos e nós construirmos um mundo melhor”.