Centro de Excelência Jonas Amaral impulsiona criatividade e protagonismo dos estudantes com os princípios da educação a distância

Sergipe

29.04.2020

Reformular as práticas educacionais se tornou uma das principais missões das escolas da rede estadual, como acontece no Centro de Excelência Deputado Jonas Amaral, em Nossa Senhora do Socorro, que aposta nas intervenções criativas para impulsionar o protagonismo dos estudantes do ensino médio em tempo integral. As plataformas digitais têm ajudado a comunidade escolar a encarar os desafios do distanciamento social, sobretudo para sensibilizar a sociedade sobre a importância de respeitar as medidas de prevenção e combate ao novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a professora Patrícia Pereira Santos, gestora da unidade, neste período de pandemia, “nós educadores do Jonas Amaral entendemos que, apesar da necessidade do isolamento social, o conhecimento não pode parar. Pensando em minimizar os impactos causados com a suspensão das aulas, estamos utilizando a internet por meio das redes sociais, plataformas de sala de aula online, como fonte de conhecimento, além de videoaulas produzidas pelos nossos professores, mantendo a interação entre o professor, aluno e equipe diretiva”, disse ela, enfatizando que todas as propostas de atividades complementares estão alinhadas às competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as quais já tinham sido abordadas pelos professores em sala de aula, além de temas relacionados a fatos da atualidade.

Na disciplina Arte, a professora Cristiane Cardoso, junto às turmas de segundo ano do Ensino Médio Integral, propôs uma atividade sobre releitura de imagens, ação vinculada à competência e às habilidades da BNCC, elencada pela área de Linguagens para o primeiro ciclo. “Dentre outras funções, sabemos que a arte consegue expressar de diferentes formas acontecimentos da contemporaneidade, não perdendo de vista o seu papel de comunicar e de nos levar a refletir sobre algumas situações. Atualmente, a pandemia causada pelo coronavírus tem nos levado a repensar uma série de práticas cotidianas, e a arte tem se manifestado por meio de inúmeras alternativas para apaziguar, distrair e refletir”, explicou. 

Trazendo a associação do coronavírus com aspectos estéticos já iniciados com turmas de segundos anos nas aulas de Arte, por meio do ensino remoto, foram propostas releituras de imagens partindo de pesquisas, experimentações e diálogos sobre os resultados alcançados. “Os trabalhos foram incríveis, demonstrando que o protagonismo se sobrepôs, em meio a um momento tão peculiar, em sua função crítica, quando percebemos a conscientização de um problema coletivo, bem como no senso de responsabilidade e numa situação que requer autoconhecimento”, frisou Cristiane Cardoso.

Ainda de acordo com essa professora, o acompanhamento desse trabalho se deu por grupos específicos de aplicativo de whatsapp e plataforma Google Classroom. A proposta foi lançada em 4 de abril, e a partir de então foram muitas ideias e discussões. “Não imaginava que, a princípio, uma atividade aparentemente tão simples pudesse alcançar uma complexidade tão bacana na forma de pesquisa e desenvolvimento desses trabalhos”, destacou.

Na disciplina Educação Física, o protagonismo e criatividade também se destacam nas ações desenvolvidas pelo professor Cléber Pinheiro. Com o projeto “Protagonismo Online”, ele propôs ao seu alunado a construção de vídeos para conscientização da população, tornando o jovem autônomo, solidário e competente, a partir dos fundamentos do modelo de Educação em tempo integral.

“As turmas dos 1ºs anos do Ensino Médio tiveram como tarefa realizar vídeos passando dicas de jogos e brincadeiras populares em ambientes fechados (casa e/ou apartamentos) para crianças. As turmas dos 2ºs anos do Ensino Médio, por sua vez, demonstraram algumas formas de exercícios físicos para os mesmos ambientes. Já os 3ºs anos tiveram acesso a uma entrevista que falava sobre os impactos no adiamento dos Jogos Olímpicos e colocaram a imaginação para funcionar com a criação de paródias, literatura de cordel, depoimento, rap, poesia”, detalhou.

A produção das atividades começou no início do mês de abril. “Já observamos que a maioria dos alunos topou o desafio. Estamos felizes e entusiasmados com os resultados, pois percebemos que é possível utilizar canais e instrumentos diferentes para promover a educação. Temos muitos desafios e obstáculos pela frente, mas estamos buscando contribuir com soluções para administrar essa crise educativa. Tenho certeza de que vamos sair melhores de tudo isso. Acredite, por enquanto, quem pode fique em casa, mas conectado com nossa educação”, concluiu o professor Cleber Pinheiro.