Centro de Excelência em Sergipe produz podcast como novo canal de aulas não presenciais

Sergipe

20.07.2020

O Centro de Excelência Professor João Costa, localizado no bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, está em fase experimental da produção do Rádio-pod, um podcast veiculado na Rádio Web Costão, emissora de comunicação interna da unidade de ensino. O novo canal é mais um caminho para professores e estudantes compartilharem conhecimento.

As aulas estão sendo gravadas em podcast, material entregue em forma de áudio, muito semelhante ao rádio tradicional, porém disponível para escutar a qualquer hora e dia. O professor e idealizador do projeto, Heriberto de Souza, explica que o conteúdo da “Rádio-pod” será encaminhado por meio de uma assinatura diretamente ao ouvinte. “Não há um tempo para ser ‘consumido’ pelo ouvinte. O conteúdo consumido pelos ‘pods’ sempre estará à disposição de seus ouvintes”, enfatiza.

A popularidade do podcast se acentuou nos últimos anos, e com as mudanças na Educação no período pandêmico, estimulou mais pessoas e profissionais a utilizarem outros meios de compartilhamento de conteúdo e conhecimento. Nas aulas não presenciais do João Costa, o professor Heriberto compreendeu a importância de criar um novo método para dar continuidade às aulas de Língua Portuguesa. Ele salienta que a facilidade de produção e divulgação são itens importantes.

Cada professor terá a Rádio-pod à disposição para produzir o conteúdo corresponde a cada componente curricular. Para Heriberto, o grande desafio agora é a familiarização dos professores com o microfone e o novo formato de conversar com os estudantes por um meio não visual.

Segundo o professor Heriberto, após a divulgação da última aula de Língua Portuguesa que ministrou na unidade, o retorno dos alunos com mensagem foi muito positivo. O diretor da unidade de ensino, Rogério Luiz, conta que o principal objetivo é fortalecer as atividades remotas, a fim de chegar mais próximo dos alunos. “A rádio foi uma alternativa para as nossas aulas online, visto que os alunos sentiam essa necessidade de ouvir os professores deles”, finaliza.