Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante lança Concurso Literário de Crônicas e Poesias

Tocantins

12.04.2023

O Centro de Ensino Médio (CEM) Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte, lançou o edital do IV Concurso Literário com os gêneros Crônica e Poesia-Prêmio 2023, nessa terça-feira, 11. A iniciativa idealizada e promovida pela escola destina-se a estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio e escritores convidados. Os interessados podem se inscrever até 11 de agosto deste ano. 

Com temáticas de âmbito cultural, histórico, ambiental, social e político a proposta é reunir em uma coletânea de crônicas e poesias, obras produzidas pelos alunos, através da criação livre, inspirada em questões do cotidiano a nível municipal, estadual e nacional. 

A coletânea contará com até 20 (vinte) crônicas e 30 (trinta) poemas dos alunos candidatos, até 13 (treze) crônicas e/ou poemas de autoria de pessoas convidadas, 08 (oito) para escritores de Miranorte e 5 (cinco), escritores indígenas (alunos indígenas residentes no estado do Tocantins) e até 7 (sete) crônicas e/ou poemas de profissionais da escola, totalizando 70 (setenta) textos.

Público alvo 

Podem participar do Concurso todos os estudantes devidamente matriculados no CEM Rui Brasil Cavalcante e escritores convidados, dentre eles, membros da comunidade miranortense e indígenas residentes no estado do Tocantins. 

Inscrições

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas na biblioteca da unidade de ensino, no período de 11 de abril a 11 de agosto de 2023. Cada participante pode inscrever-se com até 02 (dois) textos de sua autoria, podendo ,os dois ser do gênero crônica e/ou dois do gênero poesia ou um texto de cada gênero. 

Avaliação

As obras inscritas serão avaliadas e julgadas individualmente por uma comissão escolhida pela organização do concurso. Os critérios de avaliação serão: criatividade, qualidade literária, desenvolvimento e coesão. 

Premiação 

Os participantes não poderão acumular as premiações por gênero, ou seja, só poderão ser classificados dois textos de cada participante caso os gêneros sejam distintos. Serão contemplados com uma publicação em livro das crônicas e poemas classificados e um exemplar do livro. Além da publicação de livro com as crônicas e poemas classificados, com edição de 500 (quinhentos) exemplares. 

Confira o edital completo no documento anexado abaixo. 

Juliana carneiro/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Ruth Soares/Governo do Tocantins