Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho é representado no Simpósio Nacional de Ensino de Física

Tocantins

26.07.2021

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

Trabalhos de estudantes do Centro de Ensino Médio Ary Ribeiro Valadão Filho, de Gurupi, são destaques no XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), evento on-line realizado pela Universidade Federal do ABC. O evento começou no dia 19 e segue até 30 de julho.  

A escola foi representada pelas estudantes Amanda Lopes Santos e Dayane de Sousa Borges, ambas da 3ª série do ensino médio, que realizaram, respectivamente, as comunicações orais “O passado e o presente na história da Gravitação Universal: conectando a formação docente e o ensino remoto emergencial no Webinar” e “Onda ou partícula: que história é essa?”.

Os trabalhos são frutos da parceria da escola, por meio do Pequeno Grupo de Pesquisa (PGP-CEM Arizinho) e o Grande Grupo de Pesquisa do Instituto de Física da Universidade Federal de Goiás (GGP-IF-UFG). Os trabalhos foram orientados pelo professor de física do CEM Ary Ribeiro Valadão Filho, Rodrigo Carvalho do Nascimento.

A iniciativa, que preza pela interação entre campo universitário (docentes e discentes universitários) e campo escolar (docentes e discentes da Educação Básica) de forma simétrica, resultou na realização de dois webinários que serviram de base para os trabalhos apresentados nos dias 21 e 22 de julho.

A estudante Dayane de Sousa Borges destacou a importância da participação nas atividades. “Foi muito boa a experiência, aprendi bastante. No começo, quando participei do Webinário, não achei que meu trabalho seria escolhido para ser apresentado em um evento nacional. O aluno também é um produtor de conhecimento”, destacou.

O SNEF é um evento nacional que ocorre a cada dois anos, desde 1970. É um espaço aberto à participação da comunidade de estudantes, docentes, pesquisadoras e pesquisadores de Física, de todos os níveis de ensino e, especialmente nesta XXIV edição, está ocorrendo de forma remota em virtude da pandemia da Covid-19.