Centro de Ensino em Período Integral de Aparecida de Goiânia se classifica na Olimpíada de Língua Portuguesa

Olimpíada de Língua Portuguesa

06.09.2019

Os alunos do Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) Nova Cidade, em Aparecida de Goiânia, se classificaram para a fase estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP) com dois trabalhos: um documentário e um artigo de opinião.

O documentário foi produzido pelas estudantes Estefany Santos de Melo, Fernanda Maria Nunes dos Santos e Simara Souza Santos e o artigo foi escrito pelo estudante Leandro John Pinheiro dos Santos. Os professores Maykon Rodrigues, Weber Wilson e Cleube Sérgio supervisionaram os trabalhos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Cinema.

Conforme o edital da OLP, poderiam participar da categoria artigo de opinião alunos do 3º ano do Ensino Médio e da produção do documentário, estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos direcionado aos alunos e professores de escolas públicas de todo o país e podem participar estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

As categorias são divididas em poemas, memórias literárias, crônicas, documentários e artigos de opinião. As premiações variam de acordo com as etapas de classificação (municipal, estadual, regional e nacional), e incluem cupons para retirada de livros, leitor de livro digital e viagem cultural.

Artigo de opinião

O tema deste ano foi o mesmo das edições anteriores: “O Lugar Onde Vivo”. A proposta da temática é aproximar os participantes da realidade vivida em suas comunidades a partir do viés da cidadania. O professor Cleube Sérgio explicou que o processo de produção do artigo com os alunos passou pela fase de leitura de artigos prontos, pesquisa sobre o tema, exercício de escrita e revisão. O estudante Leandro John, que teve seu texto selecionado entre os 26 produzidos pela turma, abordou o problema da violência urbana.

“Ele fez várias redações a partir das minhas orientações e o resultado final foi este, um belo artigo de opinião, que culminou na classificação do nosso aluno do 3º ano”, elogiou o professor de Língua Portuguesa.

Leandro John, 17 anos, contou que se inspirou em um texto exibido em sala de aula pelo professor e buscou dados na área de segurança para embasar sua argumentação. “Foi uma experiência bem interessante. Geralmente faço redação só em prova ou valendo nota, mas desta vez eu pude escrever livremente”.

Documentário

Já na categoria documentário, as estudantes Estefany, Fernanda e Simara decidiram mostrar a realidade do Setor Nova Cidade, em Aparecida de Goiânia, bairro onde está situada a escola onde estudam.

O enfoque dado pelas três foram as mudanças da região com o passar do tempo e os pontos positivos e negativos do local. Sobre a produção, as alunas do 1º ano comentaram que precisaram usar a criatividade. “A gente não tem condição para alugar equipamento, então fizemos tudo improvisado. Usamos um celular para gravar os áudios e outro para gravar as imagens. Colocávamos o celular apoiado em uma pilha de livros ou usávamos um pau de selfie”, contou Simara.

Segundo ela, a edição do material foi feita no computador da própria escola. “Foi uma experiência ótima! Nem achamos que iríamos ganhar. Foi uma surpresa! Foi um mês gravando, fazendo entrevistas com as pessoas, mas não pensamos que iríamos ser selecionadas”, confessou Simara.

“Esse resultado demonstrou o potencial de nossos alunos. Embora com poucos recursos em mãos, nós conseguimos fazer um ótimo trabalho, em que os estudantes puderam se destacar. Agora eles estão super empolgados”, destacou o professor Cleube Sérgio.