Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas completa 35 anos com cursos técnicos referência na área agropecuária

Santa Catarina

29.05.2023

O Centro de Educação Profissional (CEDUP) Getúlio Vargas, localizado no município de São Miguel do Oeste, completa 35 anos de fundação em julho de 2023. Inaugurada em 1988, a instituição de ensino oferece cursos técnicos e profissionalizantes, considerados referência na área de agropecuária. O projeto foi idealizado por um grupo de profissionais preocupados com a escolarização de adolescentes e jovens adultos e visava, essencialmente, atender os filhos dos agricultores da região. Batizada como Escola Agrícola Getúlio Vargas, a instituição atendia inicialmente cerca de 60 alunos.

O educandário está situado no Extremo Oeste catarinense, em uma localidade onde há predominância do aspecto primário da economia, baseado em pequenas propriedades familiares que formam uma estrutura cooperativista, encontrando na agropecuária sua principal fonte de subsistência e economia.

Nestes 35 anos de existência, o CEDUP Getúlio Vargas se consolidou técnica e pedagogicamente, desenvolvendo inúmeros projetos. Neste período, formaram-se quase 1700 Técnicos em Agropecuária e 13 Técnicos em Paisagismo, além das centenas de alunos com Pré-qualificação em Agropecuária.

Atualmente, cerca de 268 estudantes frequentam a unidade. Esses jovens procedem de municípios de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. O Centro conta ainda com um corpo docente de 44 professores.

O profissional formado no curso Técnico em Agropecuária do CEDUP estará apto a manejar de forma sustentável, a fertilidade do solo e dos demais recursos naturais, planejar e executar projetos ligados a sistemas de irrigação e uso da água, além de selecionar, produzir e aplicar insumos agrícolas, bem como comercializar animais e desenvolver atividades de gestão rural, entre outras funções.

Wilson Antonio Wronski, gestor do CEDUP Getúlio Vargas, ressalta os valores da instituição, construídos ao longo desses 35 anos:

“O Centro de Educação Profissional Getúlio Vargas, através de seu grupo de profissionais e colaboradores busca cada vez mais aprimorar o conhecimento, pois considera que a educação é o caminho na busca por melhor qualidade de vida e o resgate de valores. Temos como desafio transformar a realidade através da ação intencional, planejada, concreta, onde todos têm oportunidades iguais na conquista da autonomia e da liberdade. Propomos uma sociedade mais justa e com melhor qualidade de vida para o cidadão em busca de resultados significativos, aproximando o homem que temos e somos daquele que queremos ter e ser. Nos comprometemos com uma educação emancipatória, definindo metas e prioridades amplamente discutidas, analisadas e descritas neste projeto.”