Centro de Atendimento Especializado recebe mesas adaptadas para alunos cadeirantes

Roraima

11.03.2022

Na tarde da última quarta-feira, 9, o Governo de Roraima entregou 15 mesas adaptadas e um bebedouro ao Centro de Atendimento Especializado de Boa Vista). As mesas são adaptadas para alunos cadeirantes. Ao todo, 22 alunos serão beneficiados com os novos mobiliários. 

“O Governo do Estado adquiriu 580 mesas destinadas à alunos cadeirantes para facilitar as atividades educacionais, tanto nos centros especializados, quanto nas escolas da rede estadual de ensino, que atendem mais de 1,6 mil estudantes na Educação Especial”, destacou o governador Antonio Denarium. 

O CAE/BV atende atualmente 142 alunos com necessidades especiais em idade escolar, matriculados também em escolas do ensino regular e conta com 16 professores especializados em AEE (Atendimento Educacional Especializado) que exercem atividades voltadas à áreas como Comunicação Alternativa, Atividades Sociais e de Vida Diária, Exercícios Cognitivos, Práticas de exercícios aquáticos e de Psicomotricidade.

“No CAE/BV atendemos alunos com autismo, deficiência intelectual, deficiências múltiplas e TGD (Transtornos Globais de Desenvolvimento), realizando atividades específicas para as necessidades de cada aluno”, informou Virgínia Conceição Marques, diretora do Centro. 

Gisele Barbosa, especialista em Educação Especial e Inclusiva explicou sobre as atividades desenvolvidas no CAE/BV. 

“As atividades que são realizadas no centro, como estímulos na parte sensorial, motora, raciocínio lógico, linguagens, tem com finalidade possibilitar que estes alunos consigam atingir os objetivos traçados nas escolas de ensino regular”, afirmou a professora do CAE, Gisele Barbosa, especialista em Educação Especial e Inclusiva. 

Educação Especial em Roraima

Segundo dados do Censo Escolar a Rede Estadual de Ensino atende 1.692 estudantes na Educação Especial, ou seja, alunos que apresentam deficiência auditiva, visual, múltipla, intelectual, física, além de TGD, espectros do autismo e altas habilidades/superdotação. 

Atualmente o Governo do Estado está investindo para aprimorar o atendimento a este público, com a realização de processo seletivo para a contratação de profissionais intérpretes de Libras (em fase de provas práticas) e cuidadores de alunos (a divulgação da lista dos inscritos será divulgada dia 10) para atuarem nas escolas da rede, fortalecendo o AEE. 

Além do CAE/BV, o Governo de Roraima conta com outros seis Centros de Educação Especializados, administrados pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) que disponibilizam atendimentos específicos para estudantes da rede e comunidade em geral. 

São eles: CADAHS (Centro de Atividades e Desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação), CAS (Centro Estadual de Atendimento a Pessoas com Surdez) CAP-DV (Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais), CEEP (Centro Estadual de Estimulação Precoce). 

Centro Estadual de Atendimento Educacional Especializado Denise Messias Santos, localizado em Caracaraí e o Cequo (Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro), localizado no Parque de Exposições Dandãezinho, na BR-174, que funciona por meio de gestão compartilhada com outras secretarias e órgãos do Governo. 

“O Governo de Roraima cumpre as políticas da educação inclusiva, com a capacitação de professores, aquisição de materiais pedagógicos e a oferta do Atendimento Educacional Especializado nas Salas Recursos Multifuncionais, ambientes equipados para atender os estudantes no horário oposto ao da sala de aula”, explicou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto. 

As SRM (Salas de Recursos Multifuncionais), são espaços com material diferenciado como jogos pedagógicos adaptados, blocos de montagem, material dourado, computador de mesa, notebook, materiais para desenvolver as atividades da vida diária, entre outros. Na Capital, 54 escolas possuem Salas de Recursos Multifuncionais e no interior, 30. 

Está em processo licitatório na Seed (Secretaria de Educação e Desporto) a aquisição de materiais pedagógicos para equipar as Salas de Recursos Multifuncionais, entre eles, alfabeto braille, alfabeto móvel e sílabas, bola para futebol com guizo, kit de lupas manuais, dominó de animais em Língua de Sinais, dominó com textura, papel para escrita braile, entre outros. Os recursos na ordem de R$ 197 mil são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). 

Por Gabriel Cavalcante

Foto: Ascom/Seed