Pará
25.09.2024Em alusão à campanha Setembro Azul, mês dedicado à luta, conscientização e divulgação da cultura e comunidade Surda, o Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), preparou uma programação especial para esta semana, quando algumas datas fazem referência à causa.
“Em comemoração ao Dia Nacional do Surdo, no dia 26 de setembro, estaremos com uma grande programação em nosso CAS (Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez), que completou 20 anos, sendo um centro que realiza cursos de Libras, de formação de intérpretes e, acima de tudo, é um lugar de pertencimento aos surdos e aos seus familiares. Convidamos a todos a prestigiarem a cultura surda em nosso Estado, temos também eventos em nossas escolas bilíngues para surdos, na Escola Professor Astério de Campos e no Instituto Felipe Smaldone”, disse Denise Corrêa, diretora do CAEE.
Na quarta-feira (25), será realizad, no Instituto Felipe Smaldone, uma manhã de formação e imersão na cultura surda. A programação do evento oferece a formação “Como promover uma educação bilíngue? Do Ver-o-Peso à sala de aula!”. Além disso, haverá uma encenação que retratará as dificuldades e os enfrentamentos da comunidade surda na sociedade. Os estudantes surdos também poderão vivenciar uma dinâmica realizada na quadra do Instituto, promovendo o conhecimento sobre a cultura surda.
No dia seguinte, quinta-feira (26), quando é comemorado o “Dia Nacional do Surdo”, a Escola Bilíngue para Surdos Professor Astério de Campos, realizará a partir de 13h30, a Feira de Ciência, Inovação e Sustentabilidade com o tema “Os desafios das questões ambientais mundiais para a Amazônia”, promovendo uma educação ambiental inclusiva. Durante o evento, será exibido o documentário “Libras: a comunicação do silêncio”, assim como uma exposição dos trabalhos dos estudantes, que incluem jogos de tabuleiro, reaproveitamento de alimentos, pintura natural, horta e compostagem, energia verde e acessibilidade e mobilidade urbana sob a perspectiva da inclusão da pessoa surda.
As celebrações programadas para o mês encerram no próximo domingo (29), no 1º Encontro de Visibilidade das Pessoas Surdas de Belém, realizado na Praça Batista Campos, de 8h00 às 12h00. O evento é promovido por várias instituições ligadas às causas da comunidade surda e realizará jogos educativos, apresentações de projetos, atividades adaptadas, exposições, entre outros.
Setembro Azul - Este é um mês marcado por datas significativas para a comunidade surda, refletindo a luta e a conscientização em torno de suas demandas. No último sábado (21), foi comemorado o “Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência”, uma data de reconhecimento dos direitos da pessoa com deficiência, além de ser um dia para reflexão sobre políticas e ferramentas para a inclusão desses cidadãos na sociedade.
Na segunda-feira (23), celebrou-se o “Dia Internacional das Línguas de Sinais”, que homenageia a fundação da Federação Mundial dos Surdos. Na próxima quinta-feira (26), é celebrado o Dia Nacional do Surdo, que lembra e faz homenagem à fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). E, para encerrar o mês, em 30 de setembro, vão ser comemorados o "Dia Internacional do Surdo" e o "Dia Internacional do Tradutor e Intérprete”.
Texto: Amanda Oliveira / Ascom Seduc