Tocantins
11.10.2024O Centro de Atendimento Educacional Especializado Márcia Dias Costa Nunes (CAEE), de Palmas, comemorou na manhã desta sexta-feira, 11, o Dia das Crianças, com exposição das atividades realizadas pelos estudantes e professores, dentro dos projetos Brincar é para todos - conectando diferenças e Protegendo o Meio Ambiente.
O objetivo dos projetos é proporcionar oportunidades para celebrar diversidade e promover valores de preservação ambiental e inclusão, reconhecendo que todas as crianças podem aprender sobre a importância do meio ambiente, por meio de atividades lúdicas e inclusivas.
Entre as ações desenvolvidas, ocorreu a interação das crianças, proporcionando empatia, compreensão, amizade, respeito para com seus semelhantes e ao meio ambiente. Os estudantes participaram de estações de jogos e brincadeiras inclusivas; de contação de histórias; observaram painéis com pinturas de autorias próprias; de teatrinhos de fantoche. Tudo isso relacionado ao tema inclusão e meio ambiente.
Contaram ainda com exposição de pinturas, texturas em argila, mandalas, mosaicos e outras produções táteis. Jogos tradicionais foram adaptados, com a finalidade de incluir crianças com diferentes habilidades e necessidades especiais.
A diretora do CAEE, Luciana Balbino, ressaltou que “é um momento importante para que todos possam interagir e socializar as atividades que foram desenvolvidas durante a execução dos projetos. Os familiares são importantes, principalmente nesse momento de comemoração de atividades realizadas pelos estudantes”, ponderou.
A professora de Atendimento Educacional Especializado, Rosiléia Batista, comentou sobre a inclusão do tema meio ambiente no trabalho. “Todas as pessoas devem conhecer sobre preservação do meio ambiente, por isso que decidimos incluir atividades lúdicas relacionadas a esse tema”, destacou a professora.
A professora de Atendimento Pedagógico, Lara Pereira Lima da Silveira, ressaltou a importância do evento. “Trabalhamos sobre a importância da paz, da união e da preservação do meio ambiente, incluindo os familiares também, por considerar que essa questão é fundamental para manter a harmonia entre homem e meio ambiente”, pontuou.
Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins