Central do Enem: Governo retoma ‘Aulão Show’ de forma presencial

Amapá

26.10.2021

O Governo do Estado do Amapá retoma a realizar de forma presencial o Aulão Show, que faz parte do programa Central do Enem – criado para preparar estudantes da rede pública e ofertar acesso às aulas e materiais gratuitos sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. A próxima edição do evento será realizada em dois dias, 29 de outubro e 5 de novembro, na arena do Amapá Garden Shopping.

O público-alvo da programação são estudantes da 3ª série do ensino médio e 2ª etapa da educação de jovens e adultos (EJA) – Médio da rede estadual de ensino. As credenciais para os alunos participarem do evento serão distribuídas nas escolas, pelas equipes gestoras. Serão 3 mil vagas para uma estrutura montada com garantia de segurança sanitária para os participantes, com palco, tendas, praça de alimentação e banheiros.

Além dos estudantes matriculados na rede pública, o Aulão Show destina 10% das vagas para a comunidade em geral. Este público pode fazer a retirada do ingresso por ordem de chegada, no polo da faculdade Unama – Garden Shopping, no horário de 10h às 20h, nos dias 26 e 27 de outubro, para o primeiro dia de aulão, e nos dias 3 e 4 de novembro, para o segundo dia.

Protocolo de segurança

Para participar, os interessados devem apresentar o comprovante de vacinação, da 1ª dose ou das duas doses completas, conforme recomendação da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS-AP). Atualmente, o Governo do Estado oferta vacinação para o público de 12 a 17 anos.

A estrutura da programação também estará preparada para seguir todos os protocolos referentes à prevenção do contágio da covid-19, como totens para higienização com álcool em gel, lavagem das mãos com água e sabão e seguindo as orientações quanto ao distanciamento físico entre os participantes.

Programação de aulas

No primeiro dia do Aulão, as aulas serão de matemática e ciências da natureza. Os professores serão: Gláucio Brasil, Alexandre Oliveira, Márcio Ferreira (Matemática); Amauri Carvalho, Evandro, Ricardo Otero, Odamir Sussuarana, Jorge dos Prazeres e Sérgio Batista (Natureza). Os portões serão abertos às 14h e a previsão de encerramento é às 21h. Haverá um momento de alimentação e apresentação cultural também.

No segundo dia, as aulas serão de linguagens e ciências humanas. O time de professores é o seguinte: Edison Pinto, Ilane Leite, Alexnara Maciel, Jonildo Lima, Wirley e Maria Cláudia (linguagens e redação); Guaraci Pastana, Marcelus Buraslan, Edivander Marinho, Jetro Tavares, Leonardo Souza, Romário da Silva (Humanas). Os horários de abertura, encerramento, alimentação e lazer serão os mesmos do primeiro dia.

Central do Enem

Com o objetivo de reforçar o aprendizado e aplicar melhores estratégias para o Enem, o Governo do Estado lançou em 2016 o projeto Central do Enem, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). As aulas são do programa são ofertadas em polos de forma presenciais e também através do canal no YouTube.

A iniciativa é destinado a estudantes da 3ª série do ensino médio e 2ª etapa EJA Médio da rede pública estadual e oferta aulas para capacitar quem deseja conquistar uma vaga, bolsa, ou financiamento no ensino superior. Para dinamizar ainda mais esse processo de aprendizagem, o programa promove os Aulões da Central do Enem, que buscam promover um intercâmbio entre professores reconhecidos da área e estudantes.

Parceiros do Aulão Show

Na edição de 2021 do evento, os parceiros são: Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Instituto Federal do Amapá (Ifap), Universdade da Amazônia (Unama), Faculdade de Macapá (Fama), Faculdade Estácio, Faculdade EAD UNIASSELVI, Cursinho Buraslan, Central do Conhecimento, Curso Lógico, Curso Physics e Amapá Garden Shopping.

Por Bárbara Ribeiro