Amapá
27.11.2020Por Valdeí Balieiro
O Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed), passará a transmitir as aulas do programa Central do Enem, destinadas a estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública e que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pelo canal de Tv da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).
O objetivo é oferecer os conteúdos de ensino durante o período de pandemia da Covid-19 que suspendeu as aulas presenciais em todas as escolas do estado. Além das aulas da Central do Enem, a programação será reforçada com videoaulas do Centro de Mídias de Educação do Amazonas, parceiro da Seed nessa estratégia.
A partir do dia 30 de novembro, às terças e quintas-feiras serão veiculados os conteúdos da Central do Enem, e às segundas, quartas e sextas-feiras as aulas do Centro de Mídias de Educação do Amazonas. Pela manhã, a programação inicia às 8h e encerra às 10h. O conteúdo é reprisado sempre no horário da tarde, das 14h às 18h.
Atualmente, em função do distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19, o ensino da rede estadual é oferecido por meio remoto. Plataformas digitais disponibilizadas pela Seed e outras ferramentas virtuais são utilizadas pelas escolas para transmitirem os conteúdos aos seus estudantes.
A parceria firmada desde julho entre Governo do Estado e a Alap já transmite para a região metropolitana, que inclui Macapá, Santana e Mazagão, uma programação educativa. Agora, o reforço vem com a Central do Enem.
Além da TV Assembleia, o programa também continuará utilizando às aulas na plataforma https://enem.nte.ap.gov.br/admin/dashboard com turnos no período da manhã e tarde, em 10 salas virtuais, com capacidade para até 160 estudantes.
Datas de programação
Dia 30 – início da Central do Enem na TV Assembleia
Dias 02, 03 e 09 de dezembro - finalização do 5° ciclo de estudos na programação
Dias 10, 16 e 17 de dezembro de 2020, 06 e 07 de janeiro de 2021 - revisão geral dos conteúdos.
Além disso, dois aulões serão realizados nos dias 15 e 22 de janeiro com o objetivo de incentivar a participação dos estudantes no exame e trabalhar as competências socioemocionais, considerando as adversidades do ano letivo de 2020.