Amapá
09.11.2021O Governo do Amapá promoveu nesta sexta-feira, 5, o segundo dia do Aulão da Central do Enem que, igual no primeiro dia, contou com mais de 3 mil alunos de 50 escolas estaduais. A iniciativa prepara os estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio, principal recurso para ingresso gratuito no ensino superior.
Para a estudante Izabelly Silva, de 17 anos, participar da programação só aumentou a expectativa de conquistar uma vaga em universidades federais, estaduais ou até mesmo particular, pois o Enem garante também bolsas de até 100% por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).
A jovem que estuda na Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares participou do primeiro dia do Aulão, realizado no dia 29 de outubro, e conta que não poderia perder os conteúdos complementares e de revisão.
“Estive no primeiro Aulão, na semana passada, e aprendi tanta coisa que não pude perder o segundo dia de revisões. Tenho expectativas altas para o Enem e sei que o que aprendi aqui vai ser fundamental para minha aprovação”, disse Izabelly.
Entre os professores que aplicaram os conteúdos do dia está o professor de história, Guaraci Pastana. Segundo ele, a programação é uma importante ferramenta para os estudantes de preparação e incentivo aos estudantes para seguirem carreiras profissionais de sucesso.
“O sentimento de recomeço com o Aulão de forma presencial é indescritível. Tanto nós professores, quanto os estudantes podemos aproveitar as aulas para desenvolver melhor os nossos ensinamentos e eles, o aprendizado”, completou o professor.
Para entrar na arena, os estudantes precisaram apresentar cartão de vacinação, de pelo menos uma dose, contra a covid-19, além do uso de máscara de proteção durante todo o evento. Pias para a higienização das mãos e álcool em gel foram colocadas à disposição do público.
Homenagem
O segundo dia foi marcado por homenagens ao professor de História da Central do Enem Carlos Alberto Viana Marques, que faleceu devido complicações da covid-19, em junho deste ano. Ele compôs o quadro de professores do programa de 2016 a 2021 e foi lembrado pelos amigos de profissão e estudantes presentes.