Central do Enem abre inscrições para preparar estudantes

Amapá

22.04.2019

Por Paula Monteiro

Com o objetivo de oportunizar mais preparo aos estudantes da rede estadual de ensino público para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Governo do Amapá, através da Secretaria de Estado da Educação (Seed), lançará a Central do Enem “Todos a caminho do sucesso”. Para participar do projeto preparatório gratuito, os estudantes de Macapá e Santana deverão se inscrever pelo link: ead.nte.ap.gov.br/enem, a partir das 18h do dia 30 de abril, até as 23h59 do dia 2 de maio.

As vagas serão destinadas apenas aos estudantes da 3ª série do ensino médio e 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA/Ensino Médio), regularmente matriculados na rede estadual. Os estudantes matriculados nos demais municípios deverão realizar a inscrição presencialmente na escola polo da Central do Enem, a partir do dia 2 de maio.

Cada estudante terá direito a uma única matrícula no município onde estuda. Para tanto, terá direito a aulas presenciais, atrativas, dinâmicas e contextualizadas, em seu contraturno escolar. Também terá acesso a aulas itinerantes, aos sábados, e a aulões show, semestrais, com revisões das disciplinas. O projeto ocorrerá em Macapá, Santana, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari.

Para os estudantes treineiros e comunidade em geral que desejam participar dos sábados itinerantes, vale o mesmo prazo. Estes deverão se inscrever presencialmente em uma das escolas polo itinerante, são elas: Nanci Nina; Deusolina Sales; Azevedo Costa; Nilton Balieiro e Raimunda dos Passos.

O primeiro aulão show acontecerá no Teatro das Bacabeiras, nos dias 25 e 27 de junho, efetivando a conclusão do primeiro semestre e, os demais, no Estádio Olímpico Zerão, ambos em Macapá, em quatro dias (31 de outubro e 1º de novembro/7 e 8 de novembro), para efetivar a conclusão do segundo semestre.

As aulas ocorrerão às terças e quintas-feiras, ministradas por 22 professores da rede estadual de ensino com vasta experiência em preparatório para exames. A docência vai abordar todas as áreas do conhecimento: matemática; linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e sociais aplicadas; ciências da natureza e suas tecnologias.

Divulgação nas escolas

Nos dias 25 e 30 de abril, a equipe de professores da Central do Enem e técnicos do Núcleo do Ensino Médio da Secretaria de Educação (NEM/Seed) promoverão a Caravana do Enem, que percorrerá as escolas de Macapá (em que haja turma concluinte) para divulgar o projeto.

Mascote

A Central do Enem contará, ainda, com um concurso de desenho que escolherá a mascote do projeto. As inscrições para o Concurso Mascote da Central do Enem (voltado para estudantes de Macapá e Santana), deverão ser feitas no mesmo link das inscrições para participar do preparatório, com a entrega dos desenhos no dia 3 de maio, de 9h as 12h e das 15h às 18h, na sala do Núcleo de Ensino Médio (NEM), na Seed.

Aula inaugural

A Aula Inaugural da Central do Enem será realizada no Teatro das Bacabeiras no dia 7 de maio, a partir das 14h. O evento contará com apresentações artísticas executadas pelos estudantes, lançamento do projeto, divulgação e premiação da Mascote da Central do Enem e aulas de todos os componentes curriculares, constantes na matriz do exame.

Vagas

Ao todo, serão ofertadas aproximadamente 3.000 vagas para estudantes da rede pública de ensino amapaense. As aulas ocorrerão em Macapá e nos municípios-polo de Santana, Tartarugalzinho e Laranjal do Jari.

Polo Macapá

- Escola Gabriel Almeida Café – 150 vagas (manhã) / 150 vagas (tarde);

- Escola Alexandre Vaz Tavares – 150 vagas (manhã) / 150 vagas (tarde);

- Escola Esther Da Silva Virgolino – 120 vagas (manhã) / 120 vagas (tarde);

- Cepajob – 120 vagas (manhã) / 120 vagas (tarde).

Polo Santana

- Auditório do Preparatório Municipal Gratuito de Santana – 500 vagas (manhã) / 500 vagas (tarde).

As aulas neste polo acontecerão nos dias 21 e 23 de maio / 11 e 13 de junho / 3 e 5 de setembro / 1 e 3 de outubro.

Polo Tartarugalzinho

- Escola Estadual Alzira de Lima Santos – 200 vagas (manhã) / 200 vagas (tarde).

As aulas neste polo ocorrerão de nos dias 20 e 22 de agosto.

Polo Laranjal do Jari

- Escola Estadual Mineko Hayashida – 200 vagas (manhã) / 200 vagas (tarde). As aulas neste polo ocorrerão nos dias 10 e 12 de setembro.