Centenas de estudantes se reúnem para as audições do Balé Popular do Tocantins

Tocantins

12.03.2024

Em um final de semana com muitas demonstrações de talento, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, nos dias 9 e 10 de março, as audições do Balé Popular do Tocantins, edição 2024.  Cerca de 400 estudantes se inscreveram buscando integrar a companhia de dança, que oferece aulas gratuitas nas modalidades de balé clássico, jazz, dança contemporânea e danças urbanas. 

Neste ano, 50% das vagas foram destinadas para estudantes da rede estadual e com as demais vagas podendo ser preenchidas por educandos das redes municipal, privada e por pessoas da comunidade em geral. 

O gerente de Arte e Manifestações Culturais da Seduc, Josafá Miranda, ressaltou que o programa “busca revelar talentos na dança e oportunizar, prioritariamente, aos estudantes da rede estadual de ensino aulas gratuitas de dança”. Segundo ele, além da grande procura pelas vagas, neste ano, “os candidatos surpreenderam ao evidenciar muita habilidade para com a dança”, relatou. 

Geovana Ely Barros, de 17 anos, é uma das candidatas. Para ela, a chance de integrar a companhia de dança é a realização de um sonho. “Já participei do Balé Popular do Tocantins e sou apaixonada pelo projeto, que tem professores maravilhosos. Tive que ficar três anos fora e quero muito voltar a fazer parte desse projeto tão incrível. Estou confiante e espero ser selecionada”, afirmou.

Iniciativa do Governo do Tocantins, o Balé Popular do Tocantins tem cinco polos de dança, localizados em Palmas, nas seguintes unidades de ensino: Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto; Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso; Colégio Estadual de Tempo Integral Rachel de Queiroz; Escola Estadual Cívico-Militar Vila União; Colégio Militar do Estado do Tocantins Unidade II – Senador Antônio Luiz Maya. 

Resultado e matrículas

Os resultados serão disponibilizados no dia 13 de março no site da Seduc.  As matrículas para os classificados serão efetuadas nos dias 20 e 21 de março, das 8 às 12 e das 14 às 18 horas, com apresentação da ficha de matrícula preenchida, além das cópias dos seguintes documentos: RG e CPF (aluno e responsável);  Certidão de Nascimento; Comprovante de endereço; Declaração escolar; Foto 3 x 4; Cartão de vacinação e Cartão do SUS.

Dúvidas poderão ser sanadas pelo direct do instagram do @BaléPopulardoTocantins ou pela equipe da Gerência de Arte e Manifestações Culturais da Seduc, por meio do telefone 3218-1447. 

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane de Oliveira/Governo do Tocantins