Escolas têm até o dia 11 de março para realizar coleta de dados

Roraima

02.02.2024

Se iniciou nesta quinta-feira, 1º de fevereiro a coleta da segunda etapa do Censo Escolar 2023, uma iniciativa para compreensão e aprimoramento do cenário educacional do país.

O Censo Escolar é uma pesquisa estatística coordenada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizada em colaboração com a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) envolvendo todas as escolas do Estado.

As escolas de educação básica, têm até o dia 11 de março para realizar a declaração por meio dos formulários do Sistema Educacenso ou por migração de dados informando a situação do aluno.

“Esta etapa trata-se da situação do aluno. Neste período iremos coletar dados sobre o rendimento e movimentação do estudante durante o ano letivo de 2023. O rendimento diz respeito à aprovação e reprovação e o movimento é o registro sobre transferências, evasão escolar e morte de estudantes”, explicou a coordenadora do Censo Escolas na Seed, Rosalete Saldanha.

Os dados coletados devem compor o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, que será divulgado pelo MEC (Ministério da Educação) e Inep. O índice é importante para o repasse de recursos do Governo Federal e do planejamento educacional.

Esse índice junto aos dados do Censo Escolar e aos resultados de aprendizagem do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) compõem um indicador de monitoramento do desempenho de escolas e redes de ensino, sejam elas públicas ou particulares.

Os resultados da segunda etapa do Censo Escolar estão programados para serem divulgados no mês de maio.

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed

--