Ceará é destaque em inclusão e equidade na educação

Ceará

13.02.2023

De acordo com os dados do Censo Escolar 2022, divulgado nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), o Ceará é destaque nacional em inclusão e equidade. Os resultados são evidenciados pelo percentual de estudantes da educação especial incluídos no estado, sendo 99,7% na Educação Infantil e 99,4% nos Ensinos Fundamental e Médio.

O sucesso das políticas públicas direcionadas a estas áreas também é evidenciado na redução das taxas de distorção idade-série, que conforme o Censo, caíram de 22,3% para 17,9% no Ensino Médio e de 20,3% para 16,5% no Ensino Fundamental, entre os anos de 2021 e 2022. Na prática, isto significa que mais crianças e jovens estão cursando as séries consideradas adequadas à sua faixa etária.

“O direito de aprender é de todos. A educação de excelência não pode chegar apenas a uma parte, excluindo os demais do processo. Por isso, prezamos tanto pela equidade e pela inclusão no ensino. Precisamos considerar as desigualdades que existem para atender de forma satisfatória às necessidades de aprendizagem de cada estudante da nossa rede, de forma que todos tenham direito a sonhar e a construir um futuro digno, com base em um projeto de vida”, explica a secretária da Educação, Eliana Estrela.

Matrícula

O Ceará é a 5ª maior rede pública estadual do Brasil em relação ao atendimento no Ensino Médio. Conforme o Censo, 89,5% dos jovens matriculados neste nível de ensino frequentam escolas estaduais, enquanto a rede particular concentra 8,75% da matrícula, e as escolas federais, 1,72%. Os dados refletem que a educação pública tem tido credibilidade perante a população cearense, havendo grande procura por vagas nas escolas geridas pela Secretaria da Educação (Seduc).

A oferta da Educação Infantil e do Ensino Fundamental é de responsabilidade das redes municipais, cabendo ao estado apoiar os municípios na elaboração de políticas públicas de alfabetização, formação de professores, apoio financeiro e fornecimento de material pedagógico. O sucesso do regime de colaboração entre estado e municípios, fica demonstrado pelo percentual da matrícula registrado pelas unidades de ensino municipais: 78,2% na Educação Infantil; 78,1% no Ensino Fundamental – anos iniciais; e 82,4% no Ensino Fundamental – anos finais.