Censo Escolar 2021: prazo para cadastro da primeira etapa vai até o dia 23 de agosto

Censo 2021

20.08.2021

Por: Fernando Carneiro

A primeira etapa do Censo Escolar 2021 entrou em sua fase final. Gestores e secretários devem inserir as informações referentes à declaração de dados de suas respectivas unidades de ensino e cadastra-las no sistema Educacenso até dia 23 de agosto. Durante o último levantamento, aproximadamente 400 escolas estaduais e privadas do Amapá já realizaram o cadastro.

Esse é o maior levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional. Ele é realizado anualmente e coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). No Amapá, o Centro de Pesquisas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Cepe/Seed-AP) é quem coordena a ação.

Clique aqui para acessar o Educacenso 

Entenda o Censo Escolar

As informações colhidas através do censo escolar constituem a base das políticas de educação básica, e servem de orientação tanto à repartição dos recursos entre estados e municípios como a implementação de programas pertinentes pelo governo federal, inclusive para pagamento de professores.

Após a publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União, o Inep deve divulgar os relatórios por escola, no Educacenso, para conferência, ratificação e retificação dos dados, caso necessário. A previsão é de que a preparação e divulgação dos dados finais sejam feitas entre 16 de dezembro de 2021 e 28 de janeiro de 2022.

As estatísticas da educação básica devem ser divulgadas no dia 31 de janeiro do próximo ano. A 2ª Etapa abrirá do dia 01 de fevereiro a 17 de março de 2022.