Amazonas
09.04.2025O Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), recebeu, na tarde desta quarta-feira (09/04), a visita de representantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), dentre eles o secretário-executivo de Educação, Isaias Aparecido. O objetivo da visita foi realizar uma troca de experiências entre o trabalho realizado pela SEEDF em Brasília e o trabalho realizado pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar em todo o Amazonas.
O Cemeam é uma iniciativa do Governo do Estado do Amazonas que visa ampliar e diversificar o atendimento aos alunos da rede estadual de ensino, oferecendo uma educação inovadora e de qualidade, por meio das tecnologias da informação e comunicação, com ênfase na interatividade. Apresenta uma concepção pedagógica e comunicacional que, diferentemente da educação à distância, possui presencialidade dos estudantes às aulas, recursos de interatividade em tempo real e mídias estrategicamente planejadas para o desenvolvimento das aulas síncronas e assíncronas.
“Para nós do Centro de Mídias é sempre muito bom poder recebê-los, mostrar um pouco do trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2007 e o quanto a Secretaria de Educação entende da importância do nosso departamento para que a educação chegue nos locais mais distantes. Compartilhar isso com outras secretarias é muito gratificante, consolida nosso trabalho e valoriza nossos profissionais”, ressaltou a diretora do Cemeam, Sabrina Araújo.
Durante a visita, a comitiva da SEEDF pode conhecer como esse método educacional funciona, desde a etapa de seleção de professores, até a oferta de aulas para alunos dos 62 municípios do Amazonas, respeitando suas especificidades e superando os obstáculos encontrados. Além disso, os visitantes puderam conhecer toda a estrutura utilizada para a gravação e transmissão das aulas, bem como as equipes responsáveis por garantir que todo o processo seja feito da melhor maneira possível.
“Hoje nós viemos para aprender. Aprender sobre as tecnologias que estão sendo aplicadas aqui, o trabalho dos professores da rede estadual, como chegar aos alunos nas regiões mais distantes, e essa experiência irá fortalecer a atenção ao nosso estudante no Distrito Federal, ampliando mais ainda esse intercâmbio entre Brasília e Amazonas”, afirmou o secretário-executivo de Educação do Distrito Federal, Isaias Aparecido.
Atualmente, o Centro de Mídias atende mais de 25 mil alunos, em mais de 2 mil salas de aula em 700 comunidades nos 62 municípios do Amazonas. Cada sala de aula conta com um kit tecnológico e um professor presencial para mediar o processo de aprendizagem. Além disso, o Cemeam transmite palestras e cursos de alcance social em parceria com outros órgãos governamentais e também com outros departamentos da Secretaria.
TEXTO: Maria Eloá
FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar