CEM Santa Rita de Cássia, em Palmas, realiza II Mostra Literária e Cultural

Tocantins

07.11.2022

O colorido tomou conta dos corredores do Centro de Ensino Médio (CEM) Santa Rita de Cássia, em Palmas, na manhã desta segunda-feira, 7, com a II Mostra Literária e Cultural - Linguagem e suas Tecnologias. A ação teve como finalidade construir a identidade e formação de valores éticos, além de despertar o interesse dos estudantes pelo protagonismo juvenil. 

Os alunos puderam identificar as habilidades individuais e coletivas, por meio de ações que promovem o acesso à literatura, arte e cultura de forma interdisciplinar. Eles participaram de forma ativa com teatros, danças, músicas, recitais de poesias, exposições de artesanatos e comidas típicas do Tocantins. Os estudantes também assistiram à apresentação da orquestra da Polícia Militar.

O coordenador da área de linguagem e suas tecnologias do CEM Santa Rita, Eduardo Marcio Ribeiro de Carvalho, explicou que a mostra é fundamental em diversos aspectos para os estudantes, para o desenvolvimento pessoal, humano e social. “Aqui nós trabalhamos a cultura em suas mais diversas manifestações. O próprio programa Jovem em Ação tem esse objetivo de preparar nosso jovem para a vida”, afirmou.

A aluna Rebeca Sales Neris, 17 anos, é a atual presidente do Grêmio Estudantil. Ela sabe a importância de eventos assim para o protagonismo juvenil. “Nos ajudam a ter mais interesse pelos livros, pela literatura, a participarmos das apresentações e conhecermos novas culturas. A gente aprende muito, pois nos traz assuntos que precisam ser lembrados”, relatou.

Para Evellyn Araújo, 16 anos, essa foi uma oportunidade de mostrar seu desenvolvimento e dos colegas no decorrer do ano. “Pudemos mostrar, até mesmo para nossos pais, como estamos indo na escola. Deu um pouquinho de trabalho montar as exposições, mas valeu a pena, já que outras pessoas poderão conhecer mais da nossa cultura”, ressaltou.

 Willian Alves/Governo do Tocantins

Edição: Lenna Borges/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Karleane Rodrigues/Governo do Tocantins