Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins
As escolas que desenvolvem o modelo Jovem em Ação, têm no Projeto de Vida, uma das principais ferramentas de incentivo aos estudantes a se dedicarem aos estudos com foco na busca pela construção dos sonhos individuais. Neste sentido, o Centro de Ensino Médio (CEM) Dona Filomena Moreira de Paula, de Miracema, promoveu um bate-papo on-line com os educandos da instituição, na tarde desta quinta-feira, 17, por meio da plataforma google meet.
“Da Escola para a Vida: protagonismo estudantil e projeto de vida em tempo de pandemia” foi o tema do encontro que contou com a participação do secretário executivo da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Robson Vila Nova Lopes. O gestor contou aos estudantes um pouco de sua trajetória estudantil e profissional, que em grande parte se deu em Miracema.
Conforme a professora de projeto de vida, Mauricéia Bastos da Silva, a ideia do bate-papo surgiu a partir dos questionamentos aos alunos com relação aos seus projetos de vida neste cenário pandêmico. “Diante dos relatos dos alunos e de como eles estão se sentindo, sugerimos esta temática como uma maneira de trabalhar com eles a ansiedade, a paciência, para que persistam nos seus projetos de vida. Pensamos no Robson por ele ser uma pessoa que tem forte ligação com Miracema, formado pela escola pública, com uma trajetória profissional de sucesso e que inspira os nossos alunos a serem protagonistas de suas histórias”, relatou.
O secretário executivo iniciou falando da satisfação em participar da roda de conversa com os alunos da mesma escola na qual ele concluiu o ensino básico. “Tenho orgulho de dizer que o meu certificado de ensino médio é expedido pelo CEM Dona Filomena Moreira de Paula, assim como me orgulho e digo, sempre que tenho oportunidade, que sou fruto da escola pública. Da educação básica ao mestrado, estudei em instituições públicas e os meus dois filhos também estudam em escola pública”, revelou.
Histórico
Robson, que é mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB), graduado em Pedagogia e especialista em Gestão da Educação Municipal pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), fez um recorte de sua trajetória estudantil e profissional. Falou de suas experiências como estudante secundarista e do movimento estudantil, até chegar ao cargo de secretário executivo da Educação Estadual e de presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE).
Ele integra o quadro de professores da Educação Básica da rede estadual desde 2010 e ocupou anteriormente os cargos de subsecretário de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (2018); secretário Municipal de Educação de Miracema do Tocantins (2013 a 2016); coordenador de Avaliação e Acompanhamento do Ensino da Seduc (2011), dentre outras importantes funções da Educação Básica e do Ensino Superior.
Cidadão Miracemense, Robson falou aos estudantes sobre a sensação de pertencimento ao município. “Mesmo não tendo nascido aqui, esta é a cidade que me acolheu, onde me formei, constituí família, onde meus filhos nasceram. As experiências mais marcantes que tive na minha vida foram em Miracema, pela qual tenho muito carinho”.
Superação
Para estimular os alunos a persistirem nos seus objetivos, Robson contou que foi através da dedicação aos estudos que alcançou seus sonhos profissionais. De origem humilde, filho de pai semianalfabeto, Robson foi o único, entre meus primos a concluir o ensino superior.
“O céu é o limite para nossos sonhos. Eu nunca imaginei que teria todas essas oportunidades ao longo desses 12 anos de trajetória profissional e que de aluno de escola pública, chegaria a gestor da Educação do Tocantins. As dificuldades sempre existiram para serem superadas. Nossos sonhos, por mais íntimos e impossíveis que pareçam ser não são. Nós viemos ao mundo para romper barreiras, para quebrar paradigmas e provar que nossos sonhos todos são possíveis”, enfatizou.
Projeto de Vida
A disciplina de projeto de vida busca descobrir aonde os estudantes querem chegar e ajuda-los a conquistar seus objetivos profissionais e pessoais. Para isso, as unidades escolares usam diversas ferramentas para orientá-los a como trilhar esse caminho.
“É em função dos alunos que temos toda essa estrutura na escola. Sem vocês nada do nosso esforço faz sentido. Aproveitem todas as oportunidades e acreditem no potencial de vocês, persistam. Aqueles que porventura decidirem também serem professores, para transformar inúmeras outras vidas, digo a vocês que eu sou fruto da educação pública do Tocantins e hoje sou gestor da educação. Acreditem no potencial de vocês”, frisou Robson.
Impressões
Durante o bate-papo, a estudante Samara Noleto parabenizou o secretário executivo e disse que sua trajetória é inspiradora. “É sempre bom ouvir histórias de pessoas que conseguem alcançar seus projetos de vida. Eu como aluna guardo sempre para minha vida histórias assim e uso como exemplo para poder seguir meu projeto de vida”, avaliou.
A gestora da unidade escolar, Gabriela Fernandes do Carmo, ponderou que experiências como esta “fortalecem o trabalho da equipe escolar e servem de motivação para os alunos participantes. Buscamos oferecer uma educação pública de qualidade para que os nossos estudantes possam alcançar os sonhos deles”, pontuou.