Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva realiza formação pedagógica com professores

Mato Grosso do Sul

27.06.2022

A Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) e do Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), realizou formações pedagógicas com as professoras da Sala de Apoio Pedagógico e Profissionais de apoio nas atividades de alimentação, higiene e locomoção do aluno, atuantes nas Escolas Estaduais de Campo Grande, no período de 7 a 8 de junho.

Os encontros para formação ocorreram no CEESPI, nos turnos matutino ou vespertino para professores da SAP, e no noturno para os profissionais de nível médio, atuantes nas escolas de tempo integral no horário de almoço, acompanhando estudantes com deficiência matriculados nas unidades escolares. Tendo em vista o atendimento que contemple as necessidades dos estudantes públicos da Educação Especial e Inclusiva as formações foram planejadas e efetivadas objetivando levar o melhor atendimento.

Frente a isso, para as professoras da SAP verificou-se a necessidade de orientá-las sobre a organização do trabalho realizado no Atendimento Educacional Especializado (AEE), como: Documentação constante nas pastas individual e geral e a prática pedagógica que contemple as atribuições do professor, adequações de atividades pedagógicas, tecnologia assistiva e recursos pedagógicos.

Para os profissionais de apoio, percebeu-se a relevância de orientá-los sobre a prática a ser realizada durante o período em que os estudantes com deficiência ficam nas escolas de tempo integral, no turno intermediário. Dentre as orientações repassadas, destacam-se: as atribuições do profissional e as peculiaridades do atendimento.

Conforme explanou a gerente pedagógica do CEESPI, Ângela Dias “momentos como estes contribuem significativamente para o melhor desenvolvimento do trabalho exercido pelas professoras e profissionais de apoio, lembrando ainda que contribuirão também para o aperfeiçoamento profissional dos servidores. Ter abordado sobre Tecnologia Assistiva (TA) para os profissionais de apoio, foi relevante, pois foi possível demonstrar os recursos disponíveis, a que público se destinam e de que forma poderão ser utilizados, pois estes profissionais são responsáveis pelos cuidados com a alimentação, higiene e locomoção.

Ângela Dias, acrescentou ainda que a formação pedagógica, destinada às professoras do AEE, propiciou mais conhecimento para que possam atender as especificidades dos estudantes, com propriedade e efetividade”, finaliza.

Participaram do evento 17 professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE), atuantes na Sala de Apoio Pedagógico, 11 profissionais de apoio nas atividades de alimentação, higiene e locomoção e 32 técnicas especialistas em Educação Especial do CEESPI.

Adersino Junior, SED/MS