Mato Grosso do Sul
26.03.2026
O CEESPI (Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva) realizou, durante a Semana de Conscientização da Síndrome de Down, nos períodos matutino e vespertino, um ciclo de palestras voltado à temática da Síndrome de Down, com foco na exposição do tema e na utilização de Tecnologias Assistivas no contexto escolar.
Participaram 75 professores de apoio especializados que atuam diretamente com estudantes público da Educação Especial, ampliando conhecimentos e trocando experiências sobre estratégias de ensino, recursos pedagógicos acessíveis e práticas inclusivas que favoreçam o desenvolvimento e a aprendizagem desses estudantes.
A programação contou com a contribuição de profissionais com ampla experiência na área: Angela Maria Dias, gestora do CEESPI, mestre em Educação e especialista em Educação Especial; Lucinéia Heleno de Almeida, psicóloga e especialista em Educação Especial e as fisioterapeutas Meglen Benites e Rafaela Rizo, também especialistas em Educação Especial.
As palestras abordaram aspectos conceituais da Síndrome de Down, características do desenvolvimento, desafios educacionais e, principalmente, a aplicabilidade de tecnologias assistivas como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem.
Inclusão
A abertura do evento foi marcada pela apresentação da banda Ritmos Sem Barreira, composta por estudantes da REE (Rede Estadual de Ensino) e estudantes egressos com deficiência, sob a coordenação do técnico do CEESPI Carlos Antônio da Rocha, musicista e especialistas em Educação Especial, promovendo um momento de valorização da inclusão por meio da arte.
Durante o evento, foram entregues materiais físicos e on-line — como a Cartilha sobre Síndrome de Down e o folder informativo com objetivos (link abaixo) — para consulta futura dos professores, além de recursos concretos que poderão ser utilizados em sala de aula, contribuindo diretamente para a qualificação das práticas pedagógicas.
De acordo com a coordenadora da Educação Especial - COESP, Ana Paula Gava, a iniciativa foi fundamental para marcar a semana alusiva e, “sobretudo, para preparar ainda mais os professores para o atendimento educacional individualizado, garantindo uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade para todos os estudantes”, finaliza.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CEESPI