Mato Grosso do Sul
06.04.2022A equipe técnica do Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva (CEESPI), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), tiveram participação especial nas reuniões pedagógicas promovidas pelas escolas da Rede Estadual de Ensino (REE) de Campo Grande, no dia 12 de março de 2022, sábado letivo, conforme o calendário escolar vigente.
Dezesseis (16) escolas cederam espaço e tempo para dialogar sobre a educação especial e escola inclusiva: EE Rui Barbosa, EE Ulisses Serra, EE Profº Silvio de Oliveira, EE Marçal de Souza Tupã Y, EE Dolor Ferreira de Andrade, EE Profª Flavina Maria da Silva, EE Profª Alice Nunes Zampiere, EE General Malan, EE Maestro Frederico Liebermann,EE São Francisco, EE Hércules Maymone, CEPEF- Centro de educação profissional Ezequiel Ferreira Lima, CEEP Profª Maria de Lourdes Widal Roma, EE Profª Fausta Garcia Bueno, EE Profº Henrique Ciryllo Correa e EE 26 de Agosto.
Inclusão Escolar
Participaram das reuniões, especialistas em educação especial do CEESPI (28 técnicos), equipe gestora e aproximadamente 583 professores de todos os componentes curriculares. Dentre os temas abordados, evidenciam-se: o público da educação especial, sugestões de estratégias para melhorar o processo de inclusão escolar, orientações sobre o atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência na sala de aula comum, a importância do trabalho colaborativo entre professores do ensino comum e da educação especial, a Lei Federal nº 14.254/2021 que dispõe sobre o acompanhamento integral para educandos com dislexia ou Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) ou outro transtorno de aprendizagem e a Lei Estadual n.º 5.593/2020 que obriga as escolas públicas e privadas, no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul, a disponibilizarem cadeiras em locais determinados aos estudantes com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
A participação da equipe objetivou orientar pedagogicamente a equipe gestora, coordenação escolar e professores regentes, além de reafirmar a relevância do ensino colaborativo entre o professor do ensino comum e da educação especial.
A gerente pedagógica do CEESPI, Ângela Dias relatou que “vamos realizar mais reuniões como essas em todas as unidades escolares da Rede Estadual de Campo Grande até o final de 2022. E para que isso ocorra, contamos sempre com a colaboração, parceria e disponibilização do espaço e tempo da escola, que está sempre aberta em nos receber”. Acrescentou ainda que “o CEESPI, por meio dessa iniciativa, busca aprimorar o processo de inserção escolar, onde a educação especial tenha boa qualidade e sempre numa perspectiva escolar e inclusiva”, finaliza.
Adersino Junior, SED/MS