CEEJA desenvolve projeto com temática no Xadrez

Xadrez

17.10.2019

Campo Grande (MS) - Os estudantes do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – Profª Ignês De Lamônica Guimarães, em Campo Grande-MS, desenvolveram, com auxílio das professoras dos componentes curriculares de Arte, Educação Física e Matemática, projeto de Xadrez, voltado a contribuir para a melhoria da aprendizagem e da convivência social.

“A ideia do projeto surgiu como forma de estímulo a aprendizagem dos estudantes, através do lúdico, o momento foi enriquecedor e superou as expectativas da escola”, relata professora Rejane Borges.

De acordo com a professora Nilva Xavier, os estudantes trabalharam em equipe com entusiasmo, dedicação e empenho, “transcendendo os limites do ambiente escolar refletindo nas relações familiares e cotidiano dos estudantes”, menciona.

O projeto, conforme relata professora Julikele Mariano, ocorreu em quatro etapas, primeira etapa estimulação da aprendizagem e desenvolvimento do jogo, segunda etapa análise crítica do jogo, terceira etapa confecção do jogo de Xadrez em tamanho gigante e a quarta etapa com a culminância, através do jogo.

As professoras de Arte, Educação Física e Matemática desenvolveram, através do projeto, uma forma de exercitar a curiosidade intelectual, a reflexão e a análise crítica nos estudantes, “promovendo a aprendizagem dos componentes, através da empatia, da resolução de conflitos e da cooperação que são competências fundamentais para um ambiente favorável a aprendizagem”, finaliza o diretor Mauro Matsuo Yamazato.

Texto: Adersino Junior - Secretaria de Educação de Mato Grosso Sul