Centro de Educação Profissional Abílio Paulo de Criciúma comemora 45 anos de fundação com Gincana histórica

Santa Catarina

05.05.2023

Pensando no desenvolvimento social e cultural dos estudantes, o Centro de Educação Profissional (Cedup) Abílio Paulo, em Criciúma, está promovendo a 36ª edição da sua gincana com a participação dos estudantes. O evento, realizado anualmente em comemoração ao aniversário do Cedup, que neste ano comemora 45 anos, promove a integração entre toda a comunidade escolar, por meio da prática esportiva, da recreação e do lazer.

A abertura da gincana aconteceu na noite de quarta-feira, 04, com a apresentação do grupo de dança, do coral e da banda marcial com estudantes do CEDUP, participaram mais de 2000 mil pessoas no evento. Além disso, na abertura também foram escolhidos o Garoto e a Garota da Gincana Cedup 2023.

São mais de 36 atividades, que vão desde apresentações artísticas e culturais até arrecadação de alimentos para entidades beneficentes e doação de sangue.

No ano passado, por meio da prova da gincana que arrecada lacres de latas, a escola conseguiu nove cadeiras de rodas, neste ano o objetivo é conseguir muito mais. Uma das provas da gincana é a arrecadação de leite, em 2023 foram mais de 3 mil litros arrecadados que serão doados para a Casa do Guido, uma casa de apoio a crianças e adolescentes com câncer, em Criciúma.

Para a gestora escolar, Maristela Burugo da Silva Bolan, a gincana é o maior e mais importante evento realizado pela escola, pois envolve toda a comunidade escolar. “Quando o aluno está envolvido com essas atividades, ele está longe de tudo aquilo que pode atrapalhar o desenvolvimento dele e também vai estar interagindo com toda a sociedade. É uma escola profissionalizante e os estudantes são de grande valia, estar aqui os diferencia dos demais.” A gestora recebeu uma Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores do município, por conta da realização de mais uma edição da gincana.

A gincana do CEDUP é dividida em cinco equipes, divididas conforme os cursos técnicos disponibilizados: informática, edificações, alimentos, comércio e administração. A unidade atende estudantes de ao menos 27 cidades integrantes da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação de Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), além de municípios em regiões vizinhas.