Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades realiza Mostra de Arte – Pulsar do Pantanal

Mato Grosso do Sul

07.11.2022

O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP), por intermédio da Superintendência de Políticas Educacionais (SUPED), em parceria com o Bioparque Pantanal estará realizando, no dia 07 de novembro, a Mostra de Arte, edição 2022, reunindo aproximadamente duzentas (200) obras que serão expostas, incluindo desenhos, pinturas, objetos artísticos dos estudantes de Arte e Criação, Arte Visuais e Desenho.

A presente mostra de arte, intitulada “Pulsar do Pantanal”, expressa a compilação poética, tecida pelos estudantes superdotados de forma a trazer o Pulsar do Pantanal narrado pela Arte em temas como: Bioma Pantaneiro, Reflexão Crítica do Contexto Pantaneiro, Mitos e Lendas Pantaneiras, Hábitos e Costumes, Trabalho e Manejo. Tal compilação é socializada com a comunidade por meio da arte, da poesia, do desenho e instalações.

Assim, a Mostra de Arte “Pulsar do Pantanal”, apresenta ao público os trabalhos desenvolvidos nas oficinas do atendimento educacional especializado do CEAM/AHS nas áreas: Arte e Criação, Moda, Artes Visuais e Desenho, buscando notabilizar por meio da Arte a biodiversidade e a cultura do Pantanal Sul-Mato-Grossense, constituído como um grande mosaico ao englobar um amplo número de espécies neste bioma. A proposta perpassa, o conhecer e o compreender dessa região e retrata uma integração desse estudo com a Arte, a fim de expor a riqueza pantaneira para a comunidade sulmato-grossense.

Sob orientação dos professores, a produção dos estudantes retratou um olhar que enriquece e valoriza o nosso Pantanal sul-mato-grossense, esplêndido em cores e natureza.

A exposição ficará aberta para visitação do dia 08 a 11 de novembro, sendo a abertura no dia 07 de novembro às 14h e nos demais dias o horário de visitação será das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, no Bioparque Pantanal, localizado na Av. Afonso Pena, 6277.

De acordo com gerente pedagógica, Eliane Morais Fraulob, “a mostra de Arte tem como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos nos atendimentos educacionais especializados, propiciar aos estudantes o aprimoramento de competências artísticas, a valorização da pluralidade cultural e desenvolvimento do pensamento artístico e percepção estética”.

“A exposição é um importante momento para a divulgação do trabalho produzido por artistas de Mato Grosso do Sul com Altas Habilidades e abrange todos os seis pilares do Bioparque Pantanal, principalmente os da inclusão e da conservação. A mostra ‘Pulsar do Pantanal’ será espaço de imersão ao nosso bioma através da arte”, comentou a diretora-geral do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri.