Alunos com Altas Habilidades conquistaram 208 medalhas em olimpíadas do conhecimento em 2024

Mato Grosso do Sul

27.12.2024

Estudantes da REE MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul), que fazem parte do CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), vinculado à COESP/SUPED (Coordenadoria de Educação Especial da Superintendência de Políticas Educacionais), alcançaram um marco ao conquistar 208 medalhas em Olimpíadas do Conhecimento, ao longo de 2024.

O projeto CEAMlímpicos, criado em 2020, é desenvolvido no AEE (Atendimento Educacional Especializado) para estudantes superdotados de Campo Grande e do interior do Estado. Seu principal objetivo é promover visibilidade e inclusão ao incentivar a participação dos estudantes em Olimpíadas de áreas técnicas, tecnológicas e científicas, tanto no cenário nacional quanto internacional. Nessas competições, os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos, habilidades específicas e gerais, interesses, criatividade e pensamento científico, contribuindo para seu desenvolvimento integral.

Desde sua implementação, o CEAMlímpicos tem demonstrado evolução constante, culminando em 2024 com a marca de 208 medalhas conquistadas por 58 estudantes de Campo Grande e do interior do Estado, que participaram de 24 Olimpíadas do Conhecimento de alcance nacional e internacional.

Os estudantes do CEAM/AHS são inscritos na categoria eletiva, concorrendo com instituições renomadas do país e do exterior, como o Instituto Alpha Lumen, Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), Colégio Militar e Instituto Federal (IF). Destacamos que neste ano os estudantes participaram de experiências enriquecedoras, dentre elas, a Semana EAT (Escola Avançada de Tecnologia), promovida pelo Instituto Alpha Lumen em São José dos Campos, e uma visita ao campus da UNICAMP em Campinas, ambas em São Paulo.

A participação do Centro nas Olimpíadas do Conhecimento, organizadas por escolas, instituições educacionais e entidades privadas com apoio governamental, oferece mais do que reconhecimento acadêmico. Elas atuam como vitrines para o mercado de trabalho e abrem portas para oportunidades acadêmicas, como o acesso direto a universidades renomadas por meio do passe olímpico, dispensando a necessidade de vestibular ou ENEM.

Para destacar as realizações, avanços e conquistas dos estudantes que integram o projeto CEAMlímpicos ao longo do ano, a SED/MS publica a Revista Super D - A Revista do Superdotado, atualmente em sua 4ª edição. Disponível no site oficial da SED/MS, esse material tem como objetivo divulgar, de forma qualitativa e quantitativa, os resultados de destaque obtidos em diversas competições. A revista evidencia as aptidões, habilidades, interesses e envolvimento desses estudantes nas Olimpíadas, narrando suas trajetórias e o impacto do atendimento educacional especializado (AEE) em seu desenvolvimento.

A superintendente de Políticas Educacionais da SED/MS, Adriana Buytendorp, destaca que "esses avanços ressaltam, em âmbito nacional e internacional, o compromisso da Secretaria de Estado de Educação do MS com a inclusão e o atendimento de estudantes com AH/SD. As conquistas no CEAMlímpicos são fruto do trabalho colaborativo entre o CEAM/AHS, as Coordenadorias Regionais (CREs) e os professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), promovendo uma educação equitativa e inclusiva para os estudantes superdotados da Rede Estadual de Ensino".

A coordenadora da Educação Especial, Janaina Belato, também congratula a equipe, "meu reconhecimento aos estudantes do CEAM/AHS e aos professores envolvidos no CEAMlímpicos pela dedicação que culminou nas premiações nas Olimpíadas das áreas técnicas, tecnológicas e científicas, em níveis nacional e internacional, através do envolvimento, persistência, habilidade e produção criativa aplicados nas competições. Desejo que continuem a trilhar caminhos de excelência, tornando-se referências notáveis e contribuindo para o progresso social".

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, destacou a relevância do projeto: "Parabenizo todos que participaram do Projeto CEAMlímpicos em 2024 — equipe, estudantes e famílias — que, com muita determinação, dedicaram-se a um trabalho de excelência. Hoje, temos o privilégio de colher os frutos desse esforço conjunto, refletidos nas conquistas significativas alcançadas ao longo deste ano".

Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CEAM