Mato Grosso do Sul
27.12.2024Estudantes da REE MS (Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul), que fazem parte do CEAM/AHS (Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação), vinculado à COESP/SUPED (Coordenadoria de Educação Especial da Superintendência de Políticas Educacionais), alcançaram um marco ao conquistar 208 medalhas em Olimpíadas do Conhecimento, ao longo de 2024.
O projeto CEAMlímpicos, criado em 2020, é desenvolvido no AEE (Atendimento Educacional Especializado) para estudantes superdotados de Campo Grande e do interior do Estado. Seu principal objetivo é promover visibilidade e inclusão ao incentivar a participação dos estudantes em Olimpíadas de áreas técnicas, tecnológicas e científicas, tanto no cenário nacional quanto internacional. Nessas competições, os estudantes têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos, habilidades específicas e gerais, interesses, criatividade e pensamento científico, contribuindo para seu desenvolvimento integral.
Desde sua implementação, o CEAMlímpicos tem demonstrado evolução constante, culminando em 2024 com a marca de 208 medalhas conquistadas por 58 estudantes de Campo Grande e do interior do Estado, que participaram de 24 Olimpíadas do Conhecimento de alcance nacional e internacional.
Os estudantes do CEAM/AHS são inscritos na categoria eletiva, concorrendo com instituições renomadas do país e do exterior, como o Instituto Alpha Lumen, Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS), Colégio Militar e Instituto Federal (IF). Destacamos que neste ano os estudantes participaram de experiências enriquecedoras, dentre elas, a Semana EAT (Escola Avançada de Tecnologia), promovida pelo Instituto Alpha Lumen em São José dos Campos, e uma visita ao campus da UNICAMP em Campinas, ambas em São Paulo.
A participação do Centro nas Olimpíadas do Conhecimento, organizadas por escolas, instituições educacionais e entidades privadas com apoio governamental, oferece mais do que reconhecimento acadêmico. Elas atuam como vitrines para o mercado de trabalho e abrem portas para oportunidades acadêmicas, como o acesso direto a universidades renomadas por meio do passe olímpico, dispensando a necessidade de vestibular ou ENEM.
Para destacar as realizações, avanços e conquistas dos estudantes que integram o projeto CEAMlímpicos ao longo do ano, a SED/MS publica a Revista Super D - A Revista do Superdotado, atualmente em sua 4ª edição. Disponível no site oficial da SED/MS, esse material tem como objetivo divulgar, de forma qualitativa e quantitativa, os resultados de destaque obtidos em diversas competições. A revista evidencia as aptidões, habilidades, interesses e envolvimento desses estudantes nas Olimpíadas, narrando suas trajetórias e o impacto do atendimento educacional especializado (AEE) em seu desenvolvimento.
A superintendente de Políticas Educacionais da SED/MS, Adriana Buytendorp, destaca que "esses avanços ressaltam, em âmbito nacional e internacional, o compromisso da Secretaria de Estado de Educação do MS com a inclusão e o atendimento de estudantes com AH/SD. As conquistas no CEAMlímpicos são fruto do trabalho colaborativo entre o CEAM/AHS, as Coordenadorias Regionais (CREs) e os professores das Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs), promovendo uma educação equitativa e inclusiva para os estudantes superdotados da Rede Estadual de Ensino".
A coordenadora da Educação Especial, Janaina Belato, também congratula a equipe, "meu reconhecimento aos estudantes do CEAM/AHS e aos professores envolvidos no CEAMlímpicos pela dedicação que culminou nas premiações nas Olimpíadas das áreas técnicas, tecnológicas e científicas, em níveis nacional e internacional, através do envolvimento, persistência, habilidade e produção criativa aplicados nas competições. Desejo que continuem a trilhar caminhos de excelência, tornando-se referências notáveis e contribuindo para o progresso social".
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, destacou a relevância do projeto: "Parabenizo todos que participaram do Projeto CEAMlímpicos em 2024 — equipe, estudantes e famílias — que, com muita determinação, dedicaram-se a um trabalho de excelência. Hoje, temos o privilégio de colher os frutos desse esforço conjunto, refletidos nas conquistas significativas alcançadas ao longo deste ano".
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CEAM