Mato Grosso do Sul
01.06.2022O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação - CEAM/AHS, vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial - COPESP, está participando da 25ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia-OBA.
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), destinada aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio em todo o território nacional e internacional. A OBA tem por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa.
As provas serão divididas em quatro níveis: no nível 1 (destinado aos estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 3º ano); nível 2 (destinado aos estudantes do Ensino Fundamental, do 4º ao 5º ano); nível 3 (destinado aos estudantes do Ensino Fundamental, 6º ao 9º ano) e nível 4 (destinado aos estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio).
Em relação aos estudantes do (nível 3) - 9º ano do Ensino Fundamental e os estudantes do (nível 4) - Ensino Médio, que possuam notas maiores ou iguais a nove, serão automaticamente convidados a participar do processo de seleção das equipes internacionais.
O CEAM/AHS participa com um total de 6 estudantes, orientados pelo professor Luiz Cosme Reis Silva, do Atendimento Educacional Especializado de Física, sob a coordenação de Cynthia Garcia Oliveira.
A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane de Morais Fraulob, expõe que “a participação dos estudantes na Olimpíada é a porta de entrada para a Ciência, Tecnologia e Inovação e mais uma vez, nossos estudantes estarão desfrutando dessa confluência por meio de conhecimentos nas áreas de Física, Astronomia e Astronáutica de forma significativa. Estamos torcendo por vocês”.
Adersino Junior, SED/MS