CEAM/AHS está na 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Satélites

Altas Habilidades

18.06.2021

Campo Grande (MS) - O Centro Estadual de Atendimento Multidisciplinar para Altas Habilidades/Superdotação (CEAM/AHS), vinculado à Coordenadoria de Políticas para a Educação Especial (COPESP) contará com a participação de seus estudantes na 2ª fase da 7ª Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI (OBSAT).

A Olimpíada Brasileira de Satélites MCTI é uma Olimpíada Científica de abrangência nacional, concebida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em conjunto com a Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCTI) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e da Universidade de São Paulo (USP).

A OBSAT tem por objetivo promover experiências teóricas e práticas em Projetos de Satélites de Pequeno Porte, difundindo a cultura aeroespacial para estudantes e professores de instituições de ensino de nível médio, técnico profissionalizante e universitários. Como objeto de trabalho e ao mesmo tempo ferramenta de aprendizado, utilizam-se pequenos satélites, chamados de CanSats, TubeSats, PocketSats ou CubeSats.

O Projeto de Satélites de Pequeno Porte aborda diversos ramos do conhecimento de maneira interdisciplinar, promovendo o ensino, colaboração e trabalho em equipe. Nesta nova fase, os estudantes receberão os kits necessários para a construção dos satélites que serão enviados ao espaço.

O CEAM/AHS contará com a participação de 2 (duas) equipes, em um total de 7 (sete) estudantes. A equipe “CEAMSAT” composta por Gabriel Fernandes Bueno, 1º ano do Ensino Médio - Escola Estadual Vicente Pallotti  do Munícipio de Fátima do Sul - MS, Hillary Avlis Chela, 3º Ano do Ensino Médio - Escola Estadual Presidente Vargas, Hannyel Avlis Chela, 9º ano do Ensino Fundamental - Escola Estadual Presidente Vargas e Jamille da Silva Oliveira, 3º ano do Ensino Médio - Escola Estadual Presidente Vargas do Município de Dourados - MS e a equipe “Stormtroopers”, composta por Jonas Rodas da Silva, 2º ano do Ensino Médio - E. E. Coração de Maria de Campo Grande - MS, Leonardo Paillo da Silva, 2º ano do Ensino Médio - Colégio Militar de Campo Grande e Luiz Satoshi Yunomae Oikawa, 2º ano do Ensino Médio - Colégio Militar de Campo Grande.

A equipe “CEAMSAT” irá monitorar o Pantanal, enquanto a “Stormtroopers” irá observar o Cerrado. As equipes esperam contribuir para o monitoramento das queimadas e desequilíbrios ambientais nesses dois biomas importantes para o Brasil e para o Mundo. As duas Equipes são formadas por estudantes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) de Física e orientadas pelo professor Rodolfo Alves dos Santos.

A gerente pedagógica do CEAM/AHS, Eliane Morais Fraulob, ressalta que “a participação de nossos estudantes nesta Olimpíada permite aprimorar seus conhecimentos técnicos, científicos, familiarizar-se com a metodologia científica, aproximar-se da cultura aeroespacial, bem como dar oportunidade de desenvolver, integrar, testar, lançar e analisar os dados obtidos”. 

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul