CDE 5 promove “Café com Sadeam” para aproximar famílias da vida escolar dos estudantes

Amazonas

15.09.2025

A Coordenadoria Distrital de Educação (CDE) 5 está realizando, nas escolas que possuem turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, a atividade “Café com Sadeam”, com o objetivo sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância da participação familiar na vida escolar dos estudantes e esclarecer o papel do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas (Sadeam), que será realizado ainda em 2025 pelas redes estadual e municipal de ensino.

Em 2024, 911 escolas da capital e do interior participaram do Sadeam, com mais de 12 mil alunos do 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual. Criado em 2008, o exame é um dos principais instrumentos de avaliação da aprendizagem no Estado, servindo de base para o planejamento pedagógico, além de contribuir para a composição do Índice de Desempenho Educacional do Amazonas (Ideam) e da Distribuição de Rateio do ICMS Educação (DREI).

A adjunta pedagógica da CDE 5, Mirlene Carvalho, explicou que o “Café com Sadeam” foi idealizado para fortalecer os vínculos entre escola e família.

“Queremos que os pais e responsáveis se sintam parte do processo educativo. O Sadeam é fundamental para avaliarmos o desenvolvimento da alfabetização, e a presença da família potencializa esse processo. Quanto mais próximos eles estiverem, mais preparados estarão os alunos”, ressaltou Mirlene.

Participando da ação na Escola Estadual (EE) Professor Aristóteles Comte Alencar, nesta sexta-feira (12/09), a mãe de um dos alunos, Andreliannis Martinez, ressaltou a relevância de acompanhar de perto a vida escolar do filho.

“Sempre faço questão de estar presente, participar das reuniões e acompanhar as atividades. Estar junto nesse processo é fundamental, porque a escola e a família caminham juntas na educação das crianças”, enfatizou Andreliannis.

Além da EE Professor Aristóteles Comte Alencar, o “Café com Sadeam” também está acontecendo nas Escolas Estaduais Professora Bernardete do Socorro Trindade da Rocha, Professor Ernane Nascimento Simão, Rilton Leal Filho e na Escola Estadual de Tempo Integral Maria Arminda Guimarães de Andrade.

 

TEXTO: Luiggi Bacelar

FOTOS: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar