Cartilha orienta no acompanhamento da vida escolar dos estudantes da Bahia

Educar para transformar

09.05.2016

O Governo do Estado está distribuindo 2 milhões de cartilhas ‘Família e Escola - quando todo mundo se junta a educação melhora’ nas escolas públicas da Bahia. A ação é parte do programa Educar para Transformar e objetiva ampliar a integração da família e a escola, contribuindo para que mães, pais e responsáveis acompanhem, ainda mais, a vida escolar dos filhos e auxiliem no seu desempenho escolar. A versão digital está disponível clicando aqui.

“O Governo do Estado, por meio do Educar para Transformar, tem implementado várias ações para aproximar as famílias da escola. Promoveu eleição para o colegiado escolar, aumentou a participação das famílias nas eleições para dirigentes escolares e, agora, lança esta cartilha, que é mais um instrumento com orientações para que as famílias acompanhem mais de perto e contribuam com o desempenho escolar dos seus filhos”, comenta o secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto.

Composta por ilustrações que retratam a rotina do estudante na escola e em casa, a cartilha orienta pais, mães e responsáveis de como acompanhar a frequência escolar, o boletim de notas e a grade de aulas. Orienta de como é possível contribuir com a gestão escolar para a melhoria da educação, inclusive, no acompanhamento dos recursos destinados pelo Estado. Estimula o respeito e a solidariedade entre a comunidade escolar.
 
Rita de Cássia da Rocha é representante dos pais e mães do Colegiado Escolar do Colégio Estadual Raphael Serravalle, e sabe da importância dos pais estarem presentes na escola e participarem da educação dos filhos. “Os pais precisam estar mais presentes na escola para saber das necessidades dos filhos e ajudá-los. O primeiro ensinamento deve vir de casa. Essa cartilha vai ajudar aos pais a perceberem quais as suas responsabilidades na educação escolar do filho”, disse a mãe de Aislin dos Santos Rocha, 15 anos, estudante do 2º ano do Ensino Médio.
 
Ela ainda acrescenta que a participação dos pais na vida escolar dos filhos faz muita diferença para sua carreira profissional. “Tenho dois filhos que estudaram no Colégio Serravalle, hoje já estão formados, um é engenheiro e o outro intérprete de uma empresa multinacional. Sinto prazer em participar e estar presente na escola”, aponta Rita de Cássia.
 
Mais integração
Envolver cada vez mais a família na Educação escolar dos alunos é a meta principal do eixo cinco do programa Educar para Transformar. Com projetos e ações, o Governo da Bahia tem aproximado cada vez mais a família da escola, a exemplo do Colegiado Escolar - conselho que se reúne mensalmente para colaborar com a melhoria da escola - e que conta com uma representação de pais, mães ou responsáveis de alunos. Além disso, o Estado ampliou a participação da família na eleição direta para dirigentes escolares, cujos votos válidos somados dos pais e dos estudantes, totalizam 55%.