Caravana Virtual: escolas do Sul sergipano recebem acompanhamento administrativo e pedagógico

Sergipe

30.06.2020

No período de 28 de maio a 17 de junho, a Diretoria Regional de Educação 1 (DRE 1), que administra 22 unidades escolares do sul sergipano, em nove municípios, realizou a segunda edição da Caravana Virtual da DRE 1. Somando 100h de duração, as webreuniões contaram com a participação de 580 professores e têm como objetivos centrais ofertar suporte, acompanhamento, sugestões e tira-dúvidas aos gestores, coordenadores e, principalmente, aos professores em relação à portaria de atividades não presenciais expedida pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em 27 de maio de 2020.

Espaço criado para estabelecer o diálogo no que tange aos anseios das comunidades escolares, a Caravana Virtual oportuniza o fortalecimento do vínculo entre a Diretoria e todos aqueles que fazem a educação na escola, como destacou o professor Franz Russemberg, diretor da DRE 1. “Foi aberto um debate proveitoso e democrático no qual todos puderam expor suas dúvidas, sugestões e apresentar boas práticas de todo o trabalho que já vinha sendo desenvolvido mesmo quando não havia possibilidade do cômputo da carga horária. O pedagógico da Diretoria Regional, representado pelo professor Antônio Neto, apresentou em todas as reuniões estratégias algo atrativo, inclusivo e de qualidade para nossos alunos, que venham a tornar a prática pedagógica não presencial”.

O gestor Franz Russemberg disse ainda que é imprescindível o contato direto com todos aqueles que no dia a dia levam todo seu conhecimento para transformar vidas nos nove municípios que compõem a região. "Professor é herói, se reinventa a cada momento. Guerreiros que são, precisam de todo nosso apoio nesse novo desafio", disse o professor Franz. A Diretoria Regional 1, a partir desta semana, começa uma nova série de reuniões, desta vez para ouvir pais e alunos. "É hora de fortalecer vínculo com toda a comunidade escolar, explicar todo o caminho a ser percorrido, que ainda não é presencial, mas nós estamos voltando, todos juntos para vencermos este momento tão delicado", explicou o professor Franz.

De acordo com o coordenador pedagógico da Regional, professor Antônio Neto, para operacionalização dos encontros virtuais foram criados um plano de ação e um cronograma, os quais envolveram todos os setores da Regional: como o pedagógico, a inspeção escolar, o recursos humanos e a diretoria. “Foi uma prática muito importante e significativa para o momento, pois pudemos desenvolver com os professores um momento de escuta. E pudemos também tirar dúvidas, sugerir ações e práticas pedagógicas. Enfim, estreitamos o canal diretamente com o chão da escola, ouvindo e conversando com os professores. Entendemos que a comunicação e o apoio nesse momento é de fundamental importância”, frisou ele, informando que o próximo projeto será a “Trilha de Lives”.

Parceria e colaboração

Independentemente dos percalços vividos pelas comunidades escolares nesta fase, muitas escolas estão ressignificando suas ações com o apoio das DREs. É o caso do Colégio Estadual Monsenhor Olímpio Campos, em Itabaianinha, que aderiu às atividades não presenciais, cujas aulas acontecem no ambiente virtual, por meio do Google for Education, além das atividades impressas, respeitando os protocolos de higienização, para estudantes que não têm acesso à internet.

O gestor da unidade, professor Francisco Louglas, conta que a parceria estabelecida entre nossa escola e a Diretoria Regional de Educação tem gerado bons frutos. Além de orientações e suporte pedagógico, a comunicação tem prevalecido como meio de fortalecimento para toda a comunidade escolar. “Essa escuta feita pela DRE 1 tem possibilitado aos nossos professores externar suas dúvidas, angústias e também tem sido a oportunidade para cada um conhecer as estratégias e ações que outras unidades de ensino estão executando e que a Regional apresenta nessas reuniões. Que essa comunicação continue e que o nosso Monsenhor Olímpio Campos ofereça o que há de melhor nessas Atividades Não Presenciais. Como gestor, me sinto privilegiado em participar deste momento histórico da educação de Sergipe, o momento em que a escola vai até o aluno”.

Para o professor de Geografia, Rodrigo Cesar Santos, um contexto atípico e inesperado deixa qualquer um inseguro. “No entanto, estamos vencendo cada obstáculo. Parece que temos que derrotar um leão por semana. Agradeço enormemente à nossa Diretoria Regional, que vem nos encorajando e nos orientando para vencer cada desafio; agradeço ao nosso diretor, à coordenação e aos nossos colegas professores, pois esse tempo requer uma aprendizagem constante, e confesso que nunca me renovei tanto em tão pouco tempo: é uma nova tecnologia, uma nova plataforma, é a experiência do colega que foi melhor que a nossa e serve de modelo para os demais. Apesar das adversidades, sairemos melhores depois de tudo isso”, finalizou.