Caravana da Educação passa por Arcoverde

Pernambuco

21.06.2018

A mais de 250 quilômetros de distância do Recife, o município que é conhecido como ‘Portal do Sertão’ recebeu a Caravana da Educação nesta quarta-feira (20). Céu aberto, calor do sol e ventos frios davam o clima perfeito para que os estudantes da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão Moxotó-Ipanema pudessem aproveitar as atividades da Caravana, que foram distribuídas em três polos – esportivo, cultural e central -, espalhados em escolas da Rede pelo município. A Caravana da Educação é promovida pela Secretaria de Educação do Estado (SEE).

Os estudantes chegavam aos montes na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Carlos Rios, que sediou o polo cultural. Nele, quadrilhas, grupos de xaxado e bandas marciais formadas pelos próprios estudantes se apresentaram mostrando a cultura da região. A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Senador Vitorino Freire, por exemplo, apresentou a Quadrilha Pisa na Fulô, formada por estudantes do Ensino Médio. Taynara Alves, de 15 anos, representou a personagem feminina mais cobiçada dentro de uma quadrilha: a noiva. “É a primeira vez que danço numa quadrilha e já chegar tendo essa responsabilidade foi algo que me deixou bem nervosa. Fiquei toda gelada durante a apresentação, mas eu faria tudo de novo. É uma experiência muito boa, eu tinha vergonha e acabei me soltando durante os ensaios. Adorei!”, comentou Taynara.

Os ensaios eram comandados por Isaias da Conceição, de 18 anos, coreógrafo do grupo e estudante terceiro ano do Ensino Médio. “Por dois anos eu participei de outra quadrilha, então eu trouxe esta experiência para os ensaios do grupo. Levamos cerca de um mês para reunir os estudantes e pegar todos os passos, por isso acredito que foi uma experiência bem legal para toda a equipe”, contou.

No polo esportivo, localizado na Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Francisco Jonas Feitosa Costa, teve atividade para tudo que era gosto: judô, robótica, feira de ciências, jogos matemáticos e de raciocínio lógico, torneio de futsal, handebol, basquete e vôlei. Além de barraca de doces e brechó, frutos da Feira de Empreendedorismo realizada na escola. Entre um jogo e outro, apresentações de dança na quadra para manter a energia da torcida. Enquanto isso, a sintonia dos times participantes dos torneios era garantida pelos treinadores, que acompanhavam tudo de perto.

Rodrigo Machado, 23 anos, é estagiário de educação física da ETE e é responsável pelo preparo de dois times femininos: futsal e handebol, da ETE e Escola Estadual Santa Cecília, respectivamente. Para ele, o esporte é como um divisor de águas. “Muitas vezes, o esporte é tido como uma porta de saída para os problemas que os jovens enfrentam em sua casa ou na comunidade, e eu apresento a eles a possibilidade de usar o esporte como algo além disso. Talvez se torne um hobby ou até mesmo o início de uma carreira, nunca se sabe”, contou. “Esse contato mais próximo me ajuda muito, enquanto estagiário. É uma troca de experiências: num dia eu aprendo com elas e no outro eu ensino”, afirmou Rodrigo.

À tarde, a programação é toda voltada para os estudantes terceiranistas no polo central. No polo são apresentadas palestras de programas e projetos que irão ajudar os feras na preparação para os vestibulares e Enem. São projetos como Enem, Tá Ligado?, com foco na preparação para o Enem, e PE no Campus, iniciativa lançada pelo Governo do Estado no final de 2017 que visa fortalecer ainda mais a educação pública de Pernambuco, por meio de um conjunto de ações de mobilização de estudantes e apoio financeiro, mediante bolsas, aos estudantes de baixa renda da Rede Estadual de Ensino que forem aprovados em instituições públicas de ensino superior.