Caravana da Educação encerra a temporada 2019 no Sertão do Alto Pajeú

Pernambuco

19.08.2019

O Sertão do Alto Pajeú foi a região escolhida para receber a última edição da Caravana da Educação. A Secretaria de Educação e Esportes do Estado encerrou a temporada 2019 da ação no município de Carnaíba, localizado a quase 400 km da capital pernambucana. Por lá, mais de mil e duzentos estudantes da comunidade escolar da Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto Pajeú participaram da Caravana, que movimentou a Escola Técnica Estadual (ETE) Professor Paulo Freire e a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Joaquim Mendes da Silva.

Músicas, cores e coreografias deram o tom das apresentações do Polo Cultural, concentrado na ETE Professor Paulo Freire. O Balé de Danças Populares, da Escola Pedro Pires Ferreira, situada em Tabira, foi um dos pontos altos da programação do polo. Formado por 30 integrantes, o grupo levou para a Caravana o espetáculo “Baú de Retalhos”, reunindo caboclinho, frevo e samba. “Esta é a segunda vez que a gente se apresenta na Caravana da Educação. Foi um prazer participar do evento e, principalmente, mostrar a cultura pernambucana através da dança popular”, disse Joyce Sousa, estudante da Pedro Pires.

Em outro ponto da cidade, na EREM Joaquim Mendes da Silva, o Polo Esportivo levou ao público uma diversidade de atividades, como judô, dominó, sukarte e slackline. As atividades do espaço ultrapassaram os muros da unidade de ensino e tomaram conta das ruas do entorno. Adriana Salazar, superintendente de Esportes do órgão, acompanhou de perto todas as dezesseis Caravanas e ressaltou a importância do esporte dentro da educação. “O esporte é fundamental na vida do jovem, ele é um instrumento prazeroso que faz com que o adolescente consiga se moldar melhor à nossa sociedade. Foi maravilhoso participar das Caravanas da Educação, cada uma com o seu detalhe e com o seu carinho. Acompanhei de perto e vi o empenho, não somente dos estudantes, mas de todos os que fazem as unidades de ensino e as gerências regionais. Esses eventos foram vividos com muito entusiasmo por todos o que fazem a executiva de Esportes da Secretaria”, pontuou.

Para o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, o principal ponto da Caravana da Educação é a dedicação de toda a comunidade escolar no esforço em realizar e participar do evento. “Estamos muito felizes por encerrar o ciclo das Caravanas de 2019, foram momentos muito especiais. Esses eventos têm tudo a ver com o nosso trabalho de gestão e planejamento, que é a nossa reunião de Pactuação de Metas. A criação da Caravana trouxe um novo diferencial para este trabalho e a gente observa todas as regionais se empenhando para realizar algo bonito nos polos. O mais extraordinário ainda foi visitar municípios diferentes do ano passado e ver a animação de membros da comunidade escolar que não são da rede estadual. Aqui em Carnaíba, por exemplo, o prefeito se envolveu diretamente na preparação da Caravana da Educação, e isso faz com que a gente perceba que o evento está impactando pessoas para fora dos muros das nossas escolas”, ressaltou Amancio.

PACTUAÇÃO DE METAS – Um dos eventos mais importantes do calendário anual da Secretaria de Educação e Esportes, a reunião de Pactuação de Metas é um momento para que os gestores das gerências regionais e das unidades de ensino aprimorem as metas que contribuem para o melhoramento dos principais índices e resultados. O encontro é comandado por Amancio e pela equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

Nesta última Pactuação de Metas de 2019, o secretário conversou sobre pontos importantes da educação, como o avanço nos resultados de proficiência dos estudantes e o crescimento no Idepe, divulgado no último dia 07 de agosto, e a criação do Criança Alfabetizada, programa realizado em parceria com todos os 184 municípios do Estado.

Para 2019, o gestor da pasta destacou como meta principal a continuidade dos avanços que a educação tem registrado nos últimos anos. “É trabalhar para que nossos indicadores avancem, para que a gente melhore os nossos resultados no IDEB e no Idepe, para termos a menor taxa de abandono escolar do Brasil e maior taxa de aprovação. A gente sabe que avançamos muito, mas sabemos também que temos um caminho enorme pela frente”, disse.