Capoeira é destaque como patrimônio cultural imaterial em escola

Mato Grosso do Sul

21.04.2023

A Escola Estadual Floriano Viegas Machado, localizada no município de Dourados, realizou no dia 13 de abril, mais uma atividade do projeto que conta com fomento do governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Trata-se do projeto “O patrimônio Cultural através de um website: cidade, cultura e história” (FUNDECT/PICTEC 2022-2023), coordenado pela professora da rede estadual Dra Márcia Bortoli Uliana, e as alunas bolsistas que cursam o Ensino Médio, Eduarda Orrigo e Maria Eduarda Silva.

Capoeira

A atividade intitulada “Diálogos patrimoniais: capoeira”, foi organizada em conjunto com as professoras, Lidiane Cristina Lopes Garcia de Souza (Geografia) e a professora Sabrina Vieira (Arte), demais professores, coordenação e gestão da escola e contou com a parceria do Instituto Cultural Malungo, com o Mestre Macaúba. Além disso, contou com a presença do Mestre Júnior Torres, do Instituto Abadá-Capoeira.

A atividade ocorreu no período noturno e visou promover a capoeira como patrimônio cultural imaterial. Foi abordado desde a importância da capoeira como representante da cultura afro-brasileira até o seu reconhecimento como patrimônio cultural imaterial brasileiro, em 2008 e, patrimônio cultural da humanidade, em 2014.

No Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a capoeira está registrada em dois livros: no Livro de Registros das Formas de Expressão e no Livro de Registro de Saberes. É patrimônio cultural imaterial presente em todo território brasileiro, possui práticas e sentidos que podem variar, mas que representam a identidade e a diversidade cultural brasileira. Além disso, a capoeira é praticada em mais de uma centena de países.

Em homenagem à memória do Mestre Pastinha (nascido em 5 de abril de 1888), um dos responsáveis pela difusão da capoeira como ofício entre as décadas de 1930 e 1940, destacamos que a capoeira, não apenas pode ser vista como uma referência cultural, mas ela própria é objeto de estudo, inclusive no Mato Grosso do Sul e em Dourados.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.