Canta Tocantins: Regional de Araguaína define representante e competição avança para etapa estadual

Tocantins

22.11.2022

A Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína revelou a última competidora que participará da etapa estadual do II Canta Tocantins das Escolas Estaduais. A estudante Esther Lays Ramos Campos, do Colégio Guilherme Dourado, de Araguaína, garantiu a classificação com 3.012 votos. A aluna foi a ganhadora da primeira edição do Canta Tocantins, em 2021. Na época, a então campeã falou sobre a emoção de vencer a competição, ressaltando que foi muito difícil, mas que adorou a experiência de conhecer tanta gente talentosa. Com a colocação, Esther Lays teve a oportunidade de levar para casa um teclado musical e a escola foi contemplada com uma caixa de som amplificada.

De lá para cá, com a ajuda do prêmio, a estudante de 15 anos tem ensaiado bastante para se sair bem nesta edição da competição. “Durante a semana eu tenho aulas de música. Além disso, canto na igreja há nove anos e isso é um ponto muito positivo para mim. Os amigos e irmãos me ajudaram com a votação e fizeram uma verdadeira corrente do bem com orações, por isso só tenho gratidão a eles”, afirmou. Esther Lays vem de uma família de cantores, na qual tios e primos fazem parte de um grupo musical. “Eles foram uma base para eu ter chegado até aqui. Me ajudaram muito pedindo às pessoas para que votassem em mim, e isso me deixou muito feliz, pois vejo que acreditam no meu potencial”, ressaltou.

Agora, mais uma vez, ela tem a chance de mostrar que o talento corre nas veias e é evidenciado pela voz. Etapa Estadual A Final Estadual será realizada presencialmente, em Palmas, prevista para ocorrer dia 9 de dezembro de 2022, tendo como caráter avaliatório a votação dos jurados. Os 13 classificados para a Etapa Estadual terão que enviar a música escolhida para apresentação até o dia 23 de novembro de 2022. O Canta Tocantins é promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e tem como objetivo ser um evento democrático e de ampla participação dos estudantes, que incentive a prática artística, contribuindo para a difusão cultural, bem como para a redução do abandono escolar. Acompanhe a evolução da competição pelo perfil oficial do Canta Tocantins das Escolas Estaduais no Instagram @cantatocantins. Campeões por DRE Araguaína: Esther Lays Ramos Campos, do Colégio Guilherme Dourado; Araguatins: Luzia Vitória Andrade Miranda, do Colégio Estadual Irmãos Filgueiras; Arraias: Joaquim Luiz Lopes de Souza Vila Real, da Escola Estadual Dona Inês; Colinas do Tocantins: Dhayna Marques Mota, do Centro de Ensino Médio Presidente Castelo Branco; Dianópolis: Athina Arielly Pereira dos Santos, do Colégio Estadual Justino de Almeida; Guaraí: Sarah Beatriz da Silva Araújo, do Colégio Militar Dona Anaides Brito Miranda; Gurupi: César Antônio Marques Silva do Colégio Militar do Estado do Tocantins Professora Maria Guedes; Miracema do Tocantins: Dádiva de Sousa Reis, do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante; Palmas: Letícia Gomes Rodrigues, do Colégio Militar Duque de Caxias Unidade XX; Paraíso do Tocantins: Bianca Viana Barbosa, do Colégio Estadual Bartolomeu Bueno; Pedro Afonso: Endrio Lisley Vasconcelos Sales, da Escola Estadual Ana Amorim; Porto Nacional: Paulo Henrique Ribeiro da Silva, do Colégio Militar Joaquim Lino Suarte; Tocantinópolis: Ruth Duarte Melo, do Colégio Estadual Professor José Carneiro de Brito. Edição: Lenna Borges/Governo do Tocantins Revisão Textual: Karleane Rodrigues/Governo do Tocantins