Canais no YouTube ajudam a manter aprendizado durante as atividades não presenciais

Secretaria da Educação do ES

23.04.2020

Os alunos da Rede Estadual de Ensino, como forma de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19), já estudam por meio das Atividades Não Presenciais, disponibilizadas pelo Programa EscoLAR (www.sedu.es.gov.br/escolar), da Secretaria da Educação (Sedu). Desta forma, o aprendizado ganhou novos formatos: pela TV, pelo aplicativo, por meio de leituras ou outras ferramentas como canais do Youtube.

Professores da Rede Estadual já usam esse espaço como ferramenta para manter os estudantes conectados com assuntos voltados a diferentes disciplinas e temáticas. É o caso do professor de Química, Edvaldo Rondelli Junior. Ele dá aulas na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Pinto Coelho, em Santa Teresa.

Agora ele quer incentivar os alunos que estão em casa a manter a mente ocupada com conteúdos pedagógicos. "A ideia de filmar e postar no Youtube surgiu quando percebi a necessidade dos alunos de rever os conteúdos ensinados na sala de aula, porque muitas vezes ficam lacunas que não percebo pela timidez de alguns em perguntar ou, até mesmo, nos casos de alunos que tenham faltado alguma aula. É uma ferramenta a mais e, juntamente com as atividades on-line no Google Forms, os resultados em Química na minha escola melhoraram bastante", disse Edvaldo Rondelli Junior.

Outra opção apontada pelo professor para aproveitar este tempo em casa, além de estudar os conteúdos disponíveis pelo EscoLAR, é aprender sobre astronomia, geologia, movimento de translação da Terra, por exemplo, por meio do canal do professor de Geografia, Bruno Barros.

Ele também aproveita o espaço para passar muitas dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como orientações para os estudantes se inscreverem em programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Gostou? Confira aqui mais dicas de canais de professores da Rede Estadual no YouTube Clique aqui.

Confira também – www.sedu.es.gov.br/escolar

Texto: Soraia Camata