Mato Grosso do Sul
24.06.2024Os estudantes do 4º ano do ensino fundamental, do componente curricular de Ciências e suas tecnologias, da Escola Estadual Castro Alves, que oferta educação em tempo integral, em Dourados, participaram da campanha: “Transformando a Escola em um ponto de Coleta de Lixo Eletrônico”.
De acordo com a professora proponente Yanara Miranda Ferreira, a temática da eletiva sobre E-Lixo, Lixo Eletrônico ou Resíduo Eletrônico, foi devido a necessidade de se ter ponto de coletas para que a população faça o descarte correto desse tipo de resíduo, “em sala de aula foi trabalhada a conscientização sobre a importância do descarte correto, para a preservação do meio ambiente e da saúde humana”, enfatiza.
Logo após, a turma confeccionou cartazes informativos e aconteceu a ação para comunicar a comunidade escolar sobre a campanha. A turma do 4º ano A apresentou a campanha para as outras séries de 4º ao 9º ano da unidade escolar. E então, foi posicionado na entrada da escola, a lixeira de lixo eletrônico e os cartazes informativos.
A campanha chama a atenção de toda a comunidade escolar, pais e responsáveis, sobre a importância do descarte correto de resíduos eletrônicos. E convida a todos participarem utilizando a lixeira disponível no pátio da nossa escola”, menciona diretora adjunta Josiléia Nairane Soligo.
A unidade sabe da importância do recolhimento de aparelhos eletrônicos sem uso, para a sociedade e o meio ambiente. Por meio da coleta e do descarte adequados desses dispositivos, a coordenadora Andreia Kropf destaca alguns pontos:
Minimizar o impacto ambiental: Reduzir a contaminação do solo e da água: Eletroeletrônicos contêm substâncias tóxicas como chumbo, mercúrio e cádmio. Se descartados incorretamente, podem contaminar o solo e a água, causando danos à saúde humana e ao meio ambiente.
Promover a reutilização e a reciclagem: Muitos componentes de eletroeletrônicos podem ser reutilizados ou reciclados, como metais, plásticos e vidro. Isso gera economia de recursos naturais e diminui a necessidade de extração de novos materiais.
Reduzir custos com descarte: O descarte incorreto de eletroeletrônicos pode gerar multas e custos com remediação ambiental. O recolhimento adequado evita esses custos e contribui para a sustentabilidade das empresas.
Promover a responsabilidade social:
Incentivar o consumo consciente: O recolhimento de eletroeletrônicos conscientiza a população sobre a importância do descarte correto desses dispositivos e do consumo
A PCPI (professora coordenadora de práticas inovadoras) Sirléia Vieira Portilho
acompanhou a professora e os estudantes durante as apresentações nas demais salas, auxiliando na dinâmica e organização da atividade, ela salienta a importância da conscientização da comunidade escolar, como também, do envolvimento dos estudantes durante o processo de coleta, “o descarte correto de eletroeletrônicos é um dever de todos. Ao fazer sua parte, você contribui para um futuro mais sustentável para o planeta”, relata.
De acordo com a diretora Marcia Regina da Silva Wider, durante o processo de desenvolvimento das atividades foram contempladas algumas habilidades como:
Consciência ambiental: ensinar as crianças sobre a importância de cuidar do meio ambiente e os impactos negativos do descarte inadequado de lixo eletrônico.
Habilidades de pesquisa: orientar as crianças a buscar informações sobre o que é considerado lixo eletrônico, como ele deve ser descartado e os possíveis impactos ambientais.
Comunicação: incentivar as crianças a compartilhar o conhecimento adquirido sobre o tema com colegas, familiares e comunidade.
Trabalho em equipe: promover atividades colaborativas para planejar e executar um projeto de recolhimento de lixo eletrônico na escola ou na comunidade.
Criatividade: estimular as crianças a pensar em maneiras criativas de sensibilizar as pessoas sobre a importância de reciclar o lixo eletrônico.
Essas habilidades ajudarão as crianças a desenvolver uma compreensão mais ampla sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente, ao mesmo tempo em que promovem atitudes positivas em relação à preservação do planeta, além da socialização, visto que os grupos apresentaram os trabalhos para os demais colegas, expondo seus cartazes e informando sobre o ponto de coleta.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo escolar