Campanha promove cultura de paz nas escolas de Santa Catarina

Santa Catarina

06.10.2017

A  multiplicação da cultura de paz é uma das iniciativas da Secretaria de Estado da Educação buscando, a partir do processo de educação, substituir a violência instalada na sociedade por atitudes cidadãs e pacíficas. Com esse fim, até dia 12 de outubro, foi criada a Semana Estadual da Cultura de Paz nas escolas, para a promoção de  atividades esportivas, culturais e de lazer, fazendo com que as unidades de ensino ocupem um papel central de articulação com as comunidades, organizando ações conjuntas de redução à violência. 

A temática encontra-se estruturada na Política de Educação e Prevenção às Violências, desenvolvida pela Secretaria, para que as escolas sejam, cada vez mais, espaços de convivência cidadã. De acordo com a coordenadora de Educação em Direitos Humanos e Diversidades, Rosimari  Koch, o princípio norteador da iniciativa é no sentido de tornar a escola um lugar de escuta, de diálogo, de cuidado de si e do outro. “A educação para a paz começa pelas atitudes de respeito, solidariedade, confiança e diálogo”, reafirma.

A implementação dessa política cabe aos Núcleos de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às violências (NEPRE’s), instituídos nas  Gerências Regionais e nas instituições de ensino, com o objetivo de levar orientações às escolas e planejar atividades. A política engloba ainda os programas Saúde na Escola e o Educacional de Resistência às Drogas e à Violênca (PROERD), desenvolvidos em parceria com a Secretaria da Saúde e a Polícia Militar. Em Santa Catarina, a SemanaEstadual da Cultura de Paz, de 05 a 12 de outubro, foi instituída pela Lei 13.834/21/08 de 2006.

Sugestões para as escolas:

A Diretoria de Gestão da Rede Estadual e a Diretoria de Educação de Modalidades, Programas e Projetos Educacionais sugerem, dentre outras ações:

- Recepcionar os estudantes no portão da escola, dando-lhes boas vindas, cada dia;

- Lembrar os alunos e também usar sempre as palavras: por favor, obrigado(a), grato(a), desculpe-me, etc.;

- Organizar espaços e tempos para meditação: 10 minutos por turno já produz o hábito e ajuda na concentração e tranquilidade de todos;

- Promover encontros com as famílias para tratar de temas que lhes ajudem a entender as fases da infância e adolescência.

Links para consulta:

a) http://serenamente.com.br/

b) http://www.artofliving.org/br-pt/

c) http://www.brahmakumaris.org.br/ -

d) https://www.youtube.com/ (Meditação para quem nunca meditou: 1. acalmando a mente).

e) http://papodehomem.com.br/para-comecar-a-meditar

f) http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/1042-sete-técnicas- para-meditar- acalmar-a- mente