Campanha nacional contra o Aedes movimenta escolas da rede estadual de ensino nesta sexta-feira

Mobilização

19.02.2016

Juntos contra o mosquito Aedes aegypti, a Secretaria Estadual de Educação (SEE), o Ministério da Educação (MEC), as Forças Armadas, via Comando Militar do Nordeste (CMNE), e os estudantes das escolas estaduais mergulharam de cabeça na campanha contra o mosquito Aedes aegypti, realizada nesta sexta-feira (19). A ação, vivenciada na Escola Estadual Professor Fernando Mota, foi um marco na Mobilização Nacional da Educação contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zica. Também participaram da ação o secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, o vice-governador, Raul Henry, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, dentre outras autoridades do Estado.

A ação foi multiplicada em outras 10 escolas da capital, que receberam palestras educativas ministradas por oficiais das forças armadas, simultaneamente. Outras ações de combate ao Aedes estão acontecendo nas unidades escolares da Rede Estadual. Nesta semana, foi lançado o concurso “Minha Escola contra o Aedes” que incentiva o estudante a produzir cartazes e peças publicitárias para conscientização da comunidade.

“Registrar esse dia, onde todo o País para em mobilização ao dia nacional de combate ao Aedes aegypti nas escolas, é muito importante. Aqui em Pernambuco começamos esse trabalho em novembro, onde formamos um comitê de mobilização orientando 650 mil estudantes e assim construímos um grande exército para lutar contra o mosquito”, pontua Fred Amancio.

Entusiasmado com o empenho dos estudantes, o ministro do Turismo, Henrique Alves, falou da importância do engajamento dos alunos. “Foi muito motivador participar deste encontro e ver o quanto estão motivados e engajados os nossos jovens. Nessa guerra é vencer ou vencer, e não há movimento que dê mais resultado do que a mobilização do jovem nas escolas, é uma força imensa e a certeza de que serão agentes multiplicadores em suas localidades”, fala. Sendo levado por tamanha energia, o ministro subiu ao palco e dançou, junto com os estudantes, a paródia feita com a música “Bang” da cantora Anitta, levando com ele o secretário, Fred Amancio, e o vice-governador, Raul Henry, empolgando também todos que estavam presentes.

De forma descontraída, os estudantes trabalharam o tema, que hoje causa pânico em todo País. Criação de paródias, literatura de cordel, poemas, cartazes e muita força de vontade. Foi assim que os alunos da Escola Estadual Fernando Mota receberam toda comunidade escolar durante o evento. “Estamos na luta contra o mosquito realizando pesquisa, aprendendo e multiplicando a informação, assim vamos levar para toda família e amigos quais cuidados precisamos ter e assim poder acabar definitivamente com qualquer foco do Aedes, tanto na nossa escola quanto na nossa comunidade”, declara a aluna do 3º ano Tatiane Geysica da Silva.

A turma de educação especial também aprendeu bem a lição e, por meio de cartazes, mostrou meios de prevenção de baixo custo com a fabricação de repelente caseiro. “É fundamental a escola mostrar aos alunos meios caseiros e acessíveis para prevenção, através de pesquisa descobri a forma de fabricação do repelente caseiro e já tenho resposta das famílias falando que já estão usando em suas casas”, fala a professora Maria Josefa da Silva.


Fonte: Assessoria de Comunicação - Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco

Créditos das fotos: Alyne Pinheiro/SEE-PE