solidariedade
16.07.2020O Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio deu início às entregas dos mais de 100 celulares arrecadados na campanha de doação de telefone móveis para os alunos da rede que estavam com dificuldade de acesso às plataformas on-line.
De acordo com a chefe de núcleo, Ana Paula Machado, a ação tem o intuito de incluir os alunos e oferecer-lhes acesso a todas as ferramentas disponíveis no Aula Paraná. “Estamos com uma excelente adesão às aulas transmitidas, por parte dos alunos; alguns poucos, porém, precisam de aparelhos eletrônicos próprios para continuarem seus estudos, e essa campanha os ajudou muito nesse quesito”, conta.
Anderson Guilherme Batista Bento da Silva, aluno do 7º ano do Colégio Estadual Zulmira Marchesi da Silva, foi um dos estudantes que receberam a doação. Ele conta que, com a chegada dos celulares, seus estudos se tornaram muito mais práticos. “Agora, se tenho uma dúvida, posso mandar mensagem para a professora e ela vai me explicar. Posso também assistir à aula pelo aplicativo e ter a companhia virtual dos meus colegas de sala”, conta Anderson.
Sua mãe, a dona de casa Ana Batista da Silva, afirma que, de fato, as doações ajudarão seu filho a se incluir mais nas aulas e também no seu aprendizado. “Eu não sou muito conectada em celular ou tecnologias, e nem sempre posso ajudar meu filho, mas agora, com ele tendo um celular e o contato direto com sua turma e professor vai ajudá-lo muito”, comemora a mãe.
As irmãs Beatriz Rodrigues e Yasmim Rodrigues são estudantes do Colégio Estadual do Bairro Bela Vista, no município de Bandeirantes. Pelas redes sociais, elas fizeram um depoimento agradecendo pelo trabalho solidário feito pelos profissionais do Núcleo de Educação. “Nosso aprendizado melhorou muito, e agora estamos conseguindo fazer todas as atividades em dia e no horário. Estamos muito felizes com a doação desses celulares”, contam.
Aula Paraná e seu alcance no estado - O Aula Paraná foi implantado em abril deste ano devido à pandemia do Covid-19 e, desde então, todos os 1,07 milhão de alunos da rede estadual passaram a ter aulas remotas. Além da TV aberta que transmite as aulas, há também a transmissão do mesmo conteúdo no YouTube, aplicativo de celular e, por meio dos aparelhos eletrônicos ou computador, o aluno tem acesso ao Google Classroom, onde pode fazer seus exercícios e marcar sua presença.