Caiado entrega diplomas de alfabetização a jovens e adultos em Cavalcante

Goiás

13.02.2023

Estudantes com idade entre 35 e 85 anos celebraram a formatura da primeira etapa do Ensino Fundamental nesta quinta-feira (09/02), em Cavalcante, no Nordeste goiano. O governador Ronaldo Caiado entregou parte dos diplomas durante a solenidade que condecorou 47 alunos que, sem acesso à escola na idade certa, agora puderam aprender a ler e escrever. “A alfabetização é uma abertura de perspectiva, uma riqueza ímpar”, declarou o governador aos formandos do projeto Tecendo Saber – Alfabetização e Família. 

Durante a cerimônia, Caiado lembrou que em 2019, no início do primeiro mandato, o Índice Multidimensional da Carência das Famílias Goianas (IMCF) apontou Cavalcante como a cidade goiana de maior precariedade. “A partir daí, intensificamos as ações”, sublinhou ao elencar que a população local recebeu investimentos em diversas áreas, além de programas sociais e reforço na área educacional para reduzir a taxa de analfabetização. “Se tem educação de qualidade, não há dúvida: vamos melhorar muito, trazendo a cidadania e dignidade que cada cidadão tem direito”, completou o governador. 

O Tecendo Saber – Alfabetização e Família é um programa da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), que integra o programa Goiás Social. No projeto, as aulas foram ministradas com a metodologia Telessala, concebida dentro das ações educacionais da Fundação Roberto Marinho, que somou esforços junto ao Governo de Goiás, Instituto Humanize e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para melhorar os índices educacionais no Estado. Até o momento, o programa chegou a 105 municípios goianos e contabilizou cerca de 5 mil estudantes atendidos. 

“Estamos aqui para ajudar as pessoas que perderam o ritmo a retomar os estudos, e vamos continuar”, declarou o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, durante evento em Cavalcante. O empresário mencionou a importância de parcerias, como a estabelecida junto ao Governo de Goiás, para o êxito das ações. “Caiado é diferenciado, faz as coisas com paixão e muita sinceridade. É médico, valoriza a vida e a educação. Tenho certeza que vai transformar muito Goiás”, completou.

Aprender a ler e escrever mudou as perspectivas do aluno Antônio Rodrigues do Prado, que relatou a experiência como um marco: “A pior coisa era chegar em um lugar e não entender o que estava escrito. Era como se não tivesse nada. Mas todos nós, que formamos agora, não estamos nessa mais. E não vamos parar! Hoje me sinto muito grande, forte e animado”. Já o estudante Jaci Torquato da Silva, que tem 54 anos, falou sobre como foi voltar a estudar depois de 36 anos. “Tenho uma família linda, que me apoiou. Agradeço pela oportunidade, passamos a ver o mundo com esperança de dias melhores”, descreveu. 

O prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga, dedicou o dia aos estudantes. “É momento de alegria, avanço e conquistas”, resumiu. Também comentou sobre as melhorias que o município tem experimentado graças ao trabalho do governo estadual. “Temos um governador presente, que atende o telefonema dos prefeitos, vê as reivindicações. Hoje há ações do Estado dentro de Cavalcante e em toda a região”, testemunhou. 

Fotos: Hegon Corrêa

Legenda: Turma entre 35 e 85 anos recebe diploma de alfabetização do projeto Tecendo Saber

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás