Café Literário do CEM Santa Rita reúne escolas literárias e arte com apresentações lúdicas

Tocantins

10.12.2019

Guilherme Gandara/Governo do Tocantins

Trovadorismo, Simbolismo e Modernismo. Essas foram as escolas literárias estudadas no Centro de Ensino Médio (CEM) Santa Rita de Cássia, de Palmas, e que nortearam as apresentações artísticas do Café Literário, realizado nesta terça-feira, 10.

“A ação visa abordar a literatura de forma lúdica, para estímulo da criatividade e da leitura”, destacou a professora de língua portuguesa, Waldisa da Silva.

Durante todo o dia foram apresentados teatros, encenações, poesias, pinturas e músicas, baseados em obras como ‘Auto da Barca do Inferno’, de Gil Vicente, ‘E agora José?’ de Carlos Drummond de Andrade. Além da literatura, a língua inglesa também foi trabalhada. Da cultura americana, eles estudaram o Thanksgiving, conhecido como Dia de Ação de Graças e a Black Friday.

A cultura brasileira também esteve presente. Jackeliny Barbosa, por exemplo, dançou carimbó com suas colegas e destacou a importância da atividade. “Quando unimos os conteúdos de sala de aula com a arte, a gente se sente mais confiante e parece que assimilamos melhor alguns conteúdos”, frisou.

A diretora da unidade escolar, Nilva de Almeida, contou que a ideia surgiu a partir da necessidade de engajar os estudantes para a prática da leitura. “É importante incentivar as manifestações artísticas e a criatividade deles. Além disso, eles aprendem fazendo e são protagonistas ao se envolverem na organização do evento, na preparação das apresentações”, finalizou.  

CEM Taquaralto

O Centro de Ensino Médio (CEM) de Taquaralto também realizou um Café literário na última sexta-feira, 6. Neste ano, o projeto completa sua terceira edição, com participação de 86 estudantes do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na ocasião, Domingas Rosimar dos Santos Cunha foi homenageada. Ela é aluna da EJA e possui uma crônica publicada em um livro lançado pelos alunos da escola.

Visando incentivar a leitura e estimular a escrita, a 1ª série ficou com o gênero poema, a 2ª com contos, e a 3 série com crônicas.