Café historiográfico trabalha a relação da música com conteúdos da disciplina de história

Tocantins

16.12.2019

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

A música como trilha sonora da vida e da história inspirou a realização do projeto ‘Café Historiográfico: musicando a história e historiando a música’, na Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, de Araguaína. Em seu terceiro ano, a iniciativa trabalha em sala com as músicas relacionadas com os conteúdos da disciplina de história.

“Os estudantes do 8º e do 9º ano pesquisam as músicas relacionadas aos temas, fazem um levantamento do contexto histórico em que elas estão inseridas, com destaque para os fatos que marcaram o ano de sua composição, relacionando com os conteúdos trabalhados na disciplina de história”, explicou a idealizadora do projeto, a professora Iranildes Gomes da Silva.

A professora destacou ainda que, durante a execução das atividades, os estudantes também são provocados a realizarem uma análise crítica da letra das canções. “E na culminância do projeto, que ocorreu no último sábado, 14, as canções escolhidas foram apresentadas para toda a comunidade”.  

Já os estudantes do 6º e 9º ano realizam pesquisas referentes aos fatos relacionados ao ano do seu nascimento e sobre as músicas que marcaram esse ano. “O resultado final do trabalho foi a produção de um livro, em que eles descreveram fatos e canções que marcaram o início das suas vidas”, ressaltou Iranildes Gomes. 

A estudante Larissa Quintela Silva Nakano, do 8º ano, destacou os trabalhos apresentados na culminância das atividades do ‘Café Historiográfico: musicando a história e historiando a música’. “Foram realizadas exposições artísticas, teatro, música, recitais de poemas, poesia e literatura de cordel”, destacou. 

A coordenadora de Programas e Projetos, Dágla Rôsse Pajeú Silva Lima, explicou que o projeto tem como objetivo dinamizar o processo de aprendizagem dos estudantes na construção do conhecimento histórico de forma atrativa e inovadora. “Os pais, os estudantes e toda a comunidade tiveram a oportunidade de apreciar as apresentações que se utilizaram de diferentes linguagens”.

Além das apresentações dos estudantes, também foram realizadas apresentações de números musicais pela Banda da Polícia Militar de Araguaína.